A União Europeia aprovou um investimento de 1,8 bilhões de euros em 17 projetos voltados para a energia renovável. O objetivo é introduzir tecnologias como hidrogênio, geração renovável, captura e armazenamento de carbono em setores que fazem uso intensivo de energia. 

Os projetos foram selecionados na segunda chamada do Fundo de Inovação, voltado para projetos de grande escala, com custo de 7,5 milhões de euros cada. A finalidade principal da injeção de capital é a descarbonização do bloco europeu. Os empreendimentos estão localizados na Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Países Baixos, Noruega, Suécia e Polônia.

De acordo com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia,Frans Timmermans, os investimentos vão incentivar as empresas contemporâneas do continente europeu a cooperarem na transição energética. 

Área de geração de energia solar e eólica.
Área de geração de energia solar e eólica.

“O Fundo de Inovação é um instrumento importante para impulsionar inovações no setor do hidrogênio renovável e outras soluções para a indústria europeia. Em comparação com a primeira rodada de desembolsos, os fundos disponíveis tiveram aumento de 60 %, permitindo duplicar o número de projetos apoiados. Isso dará grande impulso à descarbonização da indústria eletrointensiva na União Europeia”, afirma Timmermans.

Posts Similares