Os sistemas fotovoltaicos híbridos podem garantir o fornecimento de energia em casos de apagão

A tempestade que atingiu a cidade de São Paulo e a região metropolitana na última sexta-feira (11) deixou cerca de 2,6 milhões de consumidores sem energia elétrica, causando transtornos e prejuízos para residências e comércios.  

Durante o apagão, muitas famílias ficaram dias sem eletricidade, o que pode levar à perda de alimentos perecíveis e dificultar o uso de dispositivos essenciais. Para os comércios,  a situação se agrava com a deterioração de estoques,  alguns são forçadas a fechar neste período, levando a perdas financeiras consideráveis.

Nesse cenário, os sistemas de energia solar híbridos com baterias surgem como uma alternativa viável para mitigar os efeitos dos apagões, garantindo o fornecimento de energia e evitando prejuízos em situações de emergência. 

“Esses sistemas não dependem exclusivamente da rede elétrica; em vez disso, armazenam energia gerada durante o dia para uso em situações de emergência. Assim, residências e comércios que adotam essa tecnologia podem continuar operando mesmo quando a rede elétrica falha”, explica Brainer Martins, COO da Solfácil, o maior ecossistema de energia solar da América Latina. 

Autonomia energética e redução de custos

Além da segurança durante apagões, os sistemas híbridos proporcionam economia para o consumidor, com a possibilidade de reduzir em até 100% os custos na conta de luz. “Esses equipamentos se mostram fundamentais não apenas pela economia, mas pela capacidade de manter a casa funcionando em situações adversas. A autonomia fornecida pela bateria garante energia suficiente para manter luzes, refrigeradores e aparelhos essenciais em operação até que a rede pública seja restabelecida”, completa Martins. 

Investimento de longo prazo 

Embora o custo de aquisição e instalação dos sistemas híbridos seja maior em comparação aos tradicionais, o investimento se justifica pelas possibilidades gerados com essa solução, como, por exemplo, não depender da rede pública para ter acesso à energia elétrica.

“Com eventos climáticos extremos se tornando cada vez mais frequentes, tecnologias como a energia solar com baterias estão ganhando espaço entre consumidores que buscam maior previsibilidade e segurança energética. A tempestade em São Paulo escancarou a importância de alternativas que possam minimizar os impactos de apagões, reforçando a tendência de que sistemas híbridos se consolidem como uma solução estratégica para o futuro”, finaliza o executivo. 

Fonte: 

https://exame.com/bussola/a-tempestade-em-sao-paulo-escancarou-a-importancia-de-alternativas-diz-executivo-da-solfacil/

Posts Similares