A Caixa recentemente lançou uma nova linha de crédito para quem deseja financiar o sistema de energia solar fotovoltaico, atendendo desde pessoas físicas, até grandes empresas e comércio em geral.
Por ser conhecido por ser um banco com uma das taxas mais baixas de juros em financiamentos, muitos se perguntam como funciona o projeto de energia solar da Caixa e como contratar o serviço.
Hoje, a energia solar vem enfrentando um grande crescimento no Brasil e no mundo, com uma alta de mais de 200% desde 2020 no setor de geração distribuída. Isso nos dá um número de mais de 300 mil residências e empresas que possuem o sistema de geração de energia solar instalado em seus telhados.
Para que você entenda mais como o projeto da Caixa funciona, separamos um post completo falando mais sobre o assunto. Confira!
O que é projeto de energia solar da Caixa?
A Caixa lançou uma nova linha de crédito chamada de Caixa Energia Renovável para os indivíduos que desejam financiar o sistema de energia solar fotovoltaica com taxas a partir de 1,18% ao mês. Além dos materiais, o financiamento também inclui o valor da mão de obra da instalação.
O banco ainda permite financiamento de até 100% do projeto, de acordo com a capacidade financeira do beneficiado e as condições do contrato, que pode ser feito em até 60 meses, com 6 meses de carência do vencimento da primeira parcela.
Assim que a conferência dos documentos e nota fiscal de operação são finalizadas, o crédito é liberado para o fornecedor dos serviços de energia solar para dar início ao projeto.
Qualquer pessoa pode contratar o crédito Caixa Energia Renovável?
Qualquer correntista da Caixa que não conte com empréstimos em atraso com o banco pode solicitar a análise de crédito diretamente nas agências ou por meio dos canais de atendimento.
Para isso, é necessário apresentar:
- RG e CPF;
- comprovante de residência;
- comprovante de renda;
- nota fiscal da aquisição do sistema de geração de energia solar e instalação do fornecedor.
É vantajoso fazer um financiamento pela Caixa?
O financiamento pela Caixa pode ser vantajoso, já que com ele você consegue instalar seu sistema de energia solar fotovoltaica e economizar até 95% da sua conta de energia elétrica. Junto, ainda atua na contribuição da sustentabilidade do nosso planeta por meio de uma fonte limpa e renovável de energia elétrica.
Embora a Caixa financie até 100% do projeto, a desvantagem é que além de ser necessário ter conta na instituição, você deve comprovar uma renda alta para que seja possível realizar o financiamento sem entrada. Isso faz com que muitas famílias deixem de contratar os serviços do banco, uma vez que muitos buscam uma forma de financiar o projeto sem valor de entrada.
Leia também Como funciona o financiamento de energia solar na Solfácil? Quais as vantagens?
Uma pessoa que não tenha emprego formal consegue contratar o serviço da Caixa Energia Renovável?
Sim, qualquer pessoa pode contratar os serviços, mesmo que não tenha emprego formal. No entanto, nesses casos, será necessária uma análise dos documentos e do cadastro do indivíduo, além de ser necessária uma forma de comprovar a renda recebida.
Como descobrir o valor que consigo de empréstimo?
Atualmente, o site da Caixa não disponibiliza um simulador para o programa Caixa Energia Renovável, e a única forma de verificar o crédito liberado para suas condições é entrando em contato com o número da agência.
A taxa de juros da Caixa é o valor total de encargos que pagarei no financiamento?
Não. Isso porque a taxa de juros leva em conta apenas a alíquota aplicada todos os meses referente aos juros sobre o valor do crédito. Para descobrir o valor total que será pago, você deve levar em conta o CET – Custo Efetivo Total. Por meio dele, você consegue um cálculo de todos os custos envolvidos no empréstimo, como a taxa de juros, seguros, impostos e tarifas.
Como funciona o pagamento das parcelas?
As parcelas serão pagas por meio de débito automático da conta Caixa. Caso não tenha crédito o suficiente, você deverá entrar em contato com o banco pelas centrais de atendimento para verificar as melhores condições de regularização do Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável, a fim de evitar os juros que serão aplicados.
Eu posso perder meu sistema de energia solar se eu não pagar?
Em casos de atraso, é indicado que você entre em contato com a agência para negociar outras formas de quitação da dívida, e assim evitar cobranças e juros. Caso você não pague suas parcelas vencidas, além de ter dificuldade de conseguir um novo empréstimo, você ficará com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito – Serasa e SPC.
Com o passar do tempo, os juros continuam sendo aplicados, fazendo com que as chances de quitação da dívida fique ainda mais difícil, e o mais indicado é sempre realizar um financiamento com parcelas que caibam no seu bolso, a fim de evitar possíveis atrasos.
Viu como o projeto de energia solar da Caixa pode ser vantajoso? Caso você não seja correntista, você pode optar por outras empresas de financiamento de energia solar, a fim de conseguir taxas ainda melhores e condições mais vantajosas para a contratação do crédito de sua energia solar fotovoltaica.