Portugal está dando passos ousados em direção a um futuro energético sustentável, já que o país mais que dobrou suas metas de 2030 para energia renovável e eletrolisadores para produzir hidrogênio verde.

Visando desativar as centrais a gás natural até 2040 e potencialmente alcançar a neutralidade carbônica até 2045, Portugal está trabalhando ativamente para um futuro mais verde e sustentável.

Novos objetivos para energia renovável

Num rascunho atualizado dos seus objetivos energéticos e climáticos, Portugal apresentou os seus planos renovados a Bruxelas, juntando-se a outros países europeus na definição das suas contribuições para os objetivos da União Europeia em matéria de energias renováveis.

O país agora almeja uma redução de 55% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, acima da meta anterior de redução de 45% com base nos níveis de 2005. Além disso, Portugal está também explorando a possibilidade de atingir a neutralidade carbônica cinco anos antes que inicialmente previsto.

Fontes de energias limpas.
Fontes de energias limpas.

O intuito é gerar 85% do seu consumo anual de eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030, um aumento significativo face aos já impressionantes 60% em 2022, uma das porcentagens mais elevadas da Europa.

O país planeja expandir sua capacidade solar para 21 GW, um aumento substancial em relação à meta anterior de 9,3 GW e oito vezes a capacidade do ano passado.

Além disso, Portugal planeja aumentar sua capacidade de eletrolisador, para produzir hidrogênio verde, para 5,5 GW até 2030. A meta para a energia eólica também aumentou para 10,4 GW.

Investimento de mais de 75 bilhões

Para apoiar essas metas ambiciosas, o governo projeta que a capacidade total instalada de energia renovável aumentará para 42,8 gigawatts (GW) até 2030, um aumento significativo em relação à meta anterior de 27,4 GW. Essa capacidade representa 2,5 vezes mais que a capacidade em operação no ano passado. Atingir essas metas exigirá cerca de 75 bilhões de euros (US$ 81,80 bilhões) de investimentos, principalmente de fontes privadas, em projetos de energia verde.

Com estes avanços nas energias renováveis, Portugal pretende reduzir a capacidade das centrais a gás natural para 3,8 GW até 2030, abaixo dos atuais 5 GW. O objetivo de longo prazo é avançar para a proibição total de usinas movidas a gás natural até 2040.

As metas atualizadas de energia e clima de Portugal demonstram seu compromisso em liderar o caminho em energia renovável e práticas sustentáveis. Ao definir metas ambiciosas e atrair investimentos privados, Portugal acelera a sua transição para um futuro de baixo carbono, contribuindo para o esforço coletivo de combate às alterações climáticas.

Fonte: Reuters

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares