É muito comum que após um longo dia de uso, com músicas, ligações, redes sociais, vídeos e etc, o seu smartphone fique com pouca bateria. Mas será que pode deixar o celular carregando à noite?

Veja a resposta para essa dúvida e como fazer a bateria do seu telefone durar mais tempo!

Conhecendo os principais medos

Quando falamos sobre se podemos deixar o celular carregando à noite, alguns receios vêm à mente. Um deles é sobre o risco de um superaquecimento ou até mesmo uma explosão.

O celular pode explodir ou superaquecer?

As chances de algum acidente desse nível com o seu aparelho são bem pequenas, isso é graças às novas tecnologias que os telefones possuem.

Os modelos mais modernos e recentes vem com uma tecnologia que bloqueia o recebimento de energia quando a bateria atinge os 100% da capacidade total.

Celular carregando
Com tantos aplicativos, não são raros os dias em que a bateria do celular acaba no final do dia

Por isso, as chances de um superaquecimento são muito pequenas.

O problema de deixar o telefone carregando por muito tempo, é que sua conta de luz vai aumentar um pouco.

Outro cuidado que você deve ter em mente é o carregador que você está utilizando. Opte sempre por modelos originais e de marcas conhecidas.

Ao utilizar um modelo falsificado, sem uma montagem segura e às vezes fora das normas de segurança, você coloca em risco a saúde da sua bateria e pode ter algum acidente com o carregador.

Carregar o celular à noite vicia a bateria do aparelho?

Mais um receio sobre o carregamento do aparelho diz respeito a bateria. No passado elas eram feitas de cádmio e níquel e essas sim, acabam viciando.

carregador de celular
Jamais utilize carregadores falsificados

Mas os modelos mais modernos já têm baterias feitas de lítio. Essas não correm risco de ficarem viciadas ao serem carregadas por um longo período. 

Afinal, pode carregar o celular à noite?

Segundo a pesquisa de um professor da Universidade de Cambridge, David Mackay, não há risco se o celular ficar carregando durante a noite.

Depois de testes com baterias, o estudo de Mackay constatou que deixar o celular conectado à tomada após atingir a carga completa, não traz nenhum problema para a saúde do aparelho.

Isso é graças a tecnologia que corta o recebimento de energia após a bateria atingir o nível completo de sua capacidade.

bonecos segurando fio de carregador de celular
Evite deixar a bateria do celular se esgotar completamente

E mesmo os gastos de energia são pequenos que não vão gerar um aumento significativo para o valor da conta de luz. 

Dicas de como carregar o seu celular

Agora que você viu que pode deixar o celular carregando à noite, veja algumas dicas para que esse carregamento seja ainda melhor e rápido.

Carregue no modo avião ou com o aparelho desligado

Deixar o aparelho em modo avião, ou completamente desligado, pode trazer um carregamento mais rápido para o seu telefone.

Isso acontece, pois, com as redes móveis, 3G e 4G desligadas, há uma menor necessidade de processamento do celular. 

celular ligado em cima de uma mesa
Carregar o celular com o aparelho desligado pode fazer com que ele carregue com mais velocidade

E com o aparelho desligado, a necessidade de processamento é ainda maior, pois poucas luzes ficam acesas e não todas como quando o telefone está ligado e sendo usado. 

Prefira carregar na tomada

Carregar o aparelho celular na entrada USB de computadores, televisores e outros equipamentos faz com que o telefone demore mais para atingir a carga completa.

Isso acontece, pois, a potência de energia dessas entradas é muito baixa se comparada com uma tomada. 

celular e cabos de carregador
Carregadores de marcas diferentes, desde que sejam originais, não vão estragar o seu celular

Você consegue ver isso em alguns modelos de celulares que indicam o tempo que demora para atingir a carga completa do aparelho. 

É preciso deixar a carga do celular zerar para carregar novamente?

Se você quer cuidar bem do seu telefone e fazer com que ele dure por mais tempo, não deixe que ele fique completamente sem bateria para conectar o carregador.

Isso não significa que ele vai estragar de uma hora para a outra se você deixar o aparelho descarregar totalmente. 

As baterias atuais são feitas de lítio e elas podem acabar estragando se forem aos extremos, como de totalmente carregada a carga completa. 

pessoa segurando celular
Não há problemas em deixar o celular carregando durante a noite

Tente carregar o aparelho quando ele atingir 30% da capacidade e retire-o da tomada antes de chegar aos 100%.

Assim a sua bateria vai ter uma vida útil maior e você não vai precisar trocar de telefone tão cedo.

Usar um carregador turbo

O tempo é algo muito preciso nos dias atuais. Ninguém quer ficar esperando horas e horas para que o telefone fique completamente carregado.

Pensando nisso, foi inventado o carregador turbo, que vai carregar o telefone por um tempo bem menor do que os carregadores convencionais. 

Não são raras as propagandas que prometem cinco horas de bateria em apenas meia hora de carregamento.

plugin para tomada
Carregadores turbo prometem milagres, mas antes de comprar veja se o seu celular é compatível

E de fato esses carregadores conseguem completar a carga em um tempo bem menor. Mas você precisa ver se o seu aparelho é compatível com a carga rápida.

Caso contrário, o carregador vai carregar na mesma velocidade que um carregador convencional e você vai apenas comprar um produto mais caro sem a menor necessidade. 

Carregue sempre com carregadores originais

De uns tempos para cá, alguns novos modelos de celulares vem sem carregadores na caixa, fazendo com que o consumidor tenha que gastar com esse acessório tão essencial.

Muitos não querem ter esse gasto e optam por usar carregadores de outras marcas, que já tem em casa. E fica a dúvida se utilizar um produto de um fabricante pode trazer algum problema. 

Mas não há nenhum problema nisso, você pode carregar o celular com um carregador de uma marca diferente.

pessoa usando celular
Utilizando carregadores originais, não há riscos de explosões

Porém tome cuidado com a procedência e a marca que você vai escolher. É sempre bom frisar que produtos falsificados são perigosos e aí sim podem trazer problemas para o seu celular.

Caso o aparelho que for utilizar seja de  uma marca diferente, mas original e seguindo todas as normas de segurança, aí pode usar sem nenhum medo.

Agora que você sabe que pode deixar o celular carregando à noite, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Posts Similares

Estórias Solares