Em uma faixa de terra deserta federal, trabalhadores da construção dirigem fila após fila de grandes postes de metal no chão do deserto. Esses postes logo serão cobertos por milhares de painéis solares.
Quando a construção estiver concluída, o projeto de energia solar em Victory Pass terá uma pegada de cerca de 3.000 acres.
E quando estiver conectada à rede de energia da Califórnia, a instalação gerará energia suficiente para mais de 130.000 residências, de acordo com Raisa Lee, desenvolvedora de projetos da Clearway Energy de San Francisco, que está construindo o projeto.
Desertos cobertos de painéis solares
O boom da energia verde está se acelerando nos desertos da Califórnia. É um boom incentivado pelo governo Biden, que simplificou o desenvolvimento de energia renovável em quase 11 milhões de acres de terras desérticas federais em sete condados da Califórnia.
Muitos desses projetos são instalações solares em escala industrial, com um grande número de painéis solares.
Mas como os desertos do estado desempenham um papel cada vez maior em ajudar a criar a revolução da energia verde, uma reação também está crescendo entre aqueles que argumentam que o deserto está sendo sacrificado por objetivos de energia renovável.
John Woody, vice-presidente da Clearway Energy, diz que esses enormes projetos solares no deserto são necessários se a Califórnia quiser cumprir sua meta de acabar com a dependência de combustíveis fósseis e combater as mudanças climáticas.
Quando for inaugurada no final do próximo ano, a usina de energia será a maior instalação de armazenamento de energia solar e baterias do estado, e os compradores de energia já estão alinhados.
Contrapontos discutidos
Ainda assim, Woody argumenta que o trabalho da empresa é mais do que lucro: “Estamos apenas fazendo nossa pequena parte para ajudar a Califórnia a atingir essas metas”, disse ele.
Mas alguns ambientalistas discordam que tal construção em larga escala no deserto seja necessária.
Enquanto isso, mais terrenos desérticos continuam sendo preparados para a instalação de painéis solares, juntando-se a instalações de energia solar que já foram construídas.
De volta ao site solar Victory Pass de Clearway, o gerente de projeto John Moon apontou para a distante paisagem do deserto e todos os outros projetos solares na área, com nomes como Desert Sunlight, Desert Harvest e Maverick One.
À medida que mais projetos são iniciados, o debate continua sobre como equilibrar os objetivos de criar uma revolução de energia renovável e proteger as terras desérticas do estado.
John Woody, da Clearway, argumenta que esforços extraordinários estão sendo feitos por empresas privadas e pelo governo para proteger os ecossistemas do deserto à medida que as instalações solares são construídas.
Ele também diz que as metas de energia verde da Califórnia são tão grandes que é impossível fazer uma escolha “ou/ou” entre a energia solar urbana versus a energia solar do deserto.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.