Tradicionalmente dominado pelo silício, o mundo dos painéis solares está a passar por uma mudança transformadora devido à investigação da Universidade Brock.

Uma equipe liderada por Jianbo Gao, professor assistente do Departamento de Química e professor afiliado do Departamento de Engenharia Yousef Haj-Ahmad, está introduzindo um material absorvedor solar notavelmente eficiente com um custo significativamente menor.

Material alternativo acessível para painéis solares

Colaborando com estimados parceiros internacionais da Brown University, da Clemson University, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA, Jianbo Gao está na vanguarda da nova pesquisa.

O foco gira em torno dos nanocristais de perovskita como uma alternativa potencial para células solares em sistemas fotovoltaicos, que convertem a radiação solar em eletricidade. A premissa central da pesquisa é que os nanocristais de perovskita apresentam um substituto econômico para o silício, uma mudança de paradigma na energia fotovoltaica.

painéis solares
Nanopartículas em painéis fotovoltaicos

Como explica Gao, “Nosso objetivo com este novo material é atingir menos de um centavo por quilowatt-hora, o que é 15 vezes menor que o custo da tecnologia tradicional de energia fotovoltaica de silício”.

A aplicabilidade do material nanocristalino perovskita é digna de nota. Empregando uma técnica de spin-coating, pode ser aplicado sem esforço em qualquer superfície, formando uma película fina e uniforme.

Gao enfatiza: “Sua produção simples e de baixo custo o tornam altamente eficiente e acessível”. Este avanço tem potencial para remodelar o panorama energético do Canadá, especialmente no contexto dos esforços globais para combater as alterações climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Aplicações além da energia solar

Publicada na ACS Nano, uma prestigiada revista de acesso aberto da American Chemical Society, a pesquisa intitulada “Dinâmica de transporte de deriva de portadora ultrarrápida em filmes finos nanocristalinos de perovskita CsPbI3” serve como referência no campo.

O recém-formado em Bioquímica Jasjit Bains também desempenha um papel nesta jornada inovadora. Seu trabalho colaborativo com Gao, apresentado no artigo de pesquisa, gira em torno do potencial dos cristais de perovskita em diversas aplicações além dos painéis solares.

A tese de graduação de Bains investiga monocristais de perovskita e sua viabilidade em métodos de instrumentação médica, como imagens de raios-x. Olhando para o futuro, Gao prevê um futuro onde esta investigação se traduza em avanços tangíveis.

Ele expressa seu compromisso com a causa das energias renováveis, compartilhando: “Esta é uma direção de pesquisa relativamente nova no Canadá —poucas pessoas estão trabalhando nisso. Agora que conhecemos o material, precisamos transformá-lo em um novo produto prático que irá promover a sociedade e, em última análise, melhorar a vida das pessoas.”

Fonte: The Brock News

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares