De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica(CCEE), o consumo de energia elétrica no Brasil em agosto deste ano teve um avanço de 0,6% na comparação com o mesmo período de 2021 e chegou a 63.727 MWmed.
O mercado livre, segundo a CCEE, foi responsável por 23.700 MW médios consumidos, montante 5,9% maior do que em agosto do ano passado. Já para o ambiente regulado, que concentra quem compra energia das distribuidoras, foram direcionados 40.027 MW médios, recuando 2,4% no comparativo anual.
A grande movimentação entre os consumidores desses dois segmentos, fez com que a CCEE apurasse as informações sem o efeito das migrações. Segundo a instituição, se excluirmos da conta as cargas que saíram ou entraram nos dois mercados nos últimos 12 meses, o ambiente livre teria uma alta de 3,3%, enquanto o regulado apresentaria uma retração menor de 0,7%.
“Os painéis solares fotovoltaicos instalados em residências e empresas também reduzem a demanda da rede. Se não houvesse esse tipo de sistema, haveria uma oscilação positiva de 0,1% no volume demandado pelo segmento regulado.”
Relata a CCEE.