A empresa Heineken ficou conhecida por utilizar energia solar e renovável em todas partes do seu processo produtivo. Bem como, ela tem a intenção de levar essa cultura para metade dos restaurantes e bares que possuem parceria em diferentes capitais do Brasil até o ano de 2030.
Assim, ela aproveitou o acontecimento do Rock in Rio para promover essa campanha e conscientizar a população sobre a importância da energia limpa. Com um marketing inovador e inteligente, eles levaram essa discussão para um dos maiores eventos do mundo.
Entenda o projeto da Heineken de energia solar no Brasil
A princípio, a Heineken em parceria com a agência Le Pub, instalaram painéis solares no estabelecimento Brewteco. Então, com uma ação simbólica e chamativa, a campanha mostrava o impacto da energia solar e renovável dentro e fora do Rock in Rio.
Além disso, um dos objetivos era dar ênfase ao Programa Energia Verde da empresa, que tenta auxiliar o acesso à energia solar e renovável para diferentes clientes e consumidores em todo o Brasil.
No outdoor estava a frase “Este outdoor está esfriando sua Heineken. Saúde!”. Com isso, a empresa também divulgava um pouco do seu projeto de levar a energia renovável para diferentes estabelecimentos gastronômicos do país até o final desta década.
Palavras dos criadores da campanha
Segundo Eduardo Picarelli, o diretor da Unidade de Negócios da empresa no país, eles queriam aproveitar a movimentação que o Rock in Rio leva para a cidade. Assim, sendo uma ótima oportunidade para atentar os consumidores à responsabilidade da empresa com o programa de energia verde.
Além disso, os painéis solares realmente esfriaram as cervejas do estabelecimento, criando uma conexão direta entre a empresa, o programa e os clientes. Esse afeto criado de forma inovadora fica na cabeça e no coração dos consumidores.
Já Felipe Cury, do Le Pub Brasil, afirma que sua marca está estreitando as relações com a Heineken para juntos desafiarem e inovarem em todas suas formas de comunicação. Tanto com novas formas de entrar na rotina da sociedade, como em novos produtos que fazem a diferença para as pessoas.
Por fim, afirmou que transformar painéis de energia solar em outdoors era um dos exemplos de ações pensadas em conjunto pela parceria. Bem como, a Heineken está sempre buscando o futuro e novas formas de chegar às pessoas, por isso, a parceria é benéfica para ambas as partes.
Sustentabilidade e energia solar nas empresas
Outro ponto importante é que essa ação faz parte de uma outra integrada à cultura e responsabilidade da marca. A Green Your City é um projeto lançado em 2021 que possui 3 pilares:
- cidades mais verdes
- consumo responsável
- economia circular
Dessa forma, a empresa traz seu foco para outros processos além dos internos, levando a mensagem da sustentabilidade para os seus consumidores, funcionários e pessoas afetadas pelas mudanças que a energia solar e renovável trazem.
Além disso, esse projeto mostra que diferentes ações impactam diretamente no futuro do planeta. Assim, fazendo os consumidores refletirem sobre sua forma de viver, trabalhar, consumir, entre outras ações rotineiras.
Por fim, a Heineken já produz e engarrafa seus produtos com energia solar e renovável em 3 de suas cervejarias no Brasil. A próxima será a de Jacareí, no estado de São Paulo, com previsão de conclusão do projeto para 2023.