A princípio, a energia solar está no imaginário social como uma tecnologia para telhados e geração de energia limpa e sustentável. Contudo, cada vez mais, novas formas de uso e funcionalidades se desenvolvem para essa tecnologia.
Assim, as concessionárias estaduais da Califórnia estão se preparando para lançar um projeto piloto para cobrir os canais de irrigação da Califórnia em painéis solares.
A decisão sofreu influência por um trabalho de pesquisa histórico de 2021, onde cientistas da Univ. da Califórnia, Santa Cruz analisaram os números e calcularam que os painéis economizariam 63,5 bilhões de galões de água da evaporação anualmente, protegendo a água corrente.
Ou seja, os painéis solares protegeriam os canais de irrigação do calor excessivo que causa a perda de água. Além disso, muita energia solar se acumularia com os longos dias ensolarados que acontecem na região durante boa parte do ano.
Entenda mais sobre o projeto de energia solar na Califórnia
A princípio, a Turlock Irrigation District Water & Power está preparando dois projetos-piloto de canal. O primeiro é uma seção de canal curvo de 500 pés (152 metros) perto da cidade de Hickman. Já o segundo tem uma milha de comprimento (1,6 km) nas proximidades de Ceres.
A GNN informou no ano passado que a investigação da Universidade de Santa Cruz descobriu dados impressionantes. Assim, para cada megawatt (MW) de geração de energia solar, o emparelhamento de painéis sobre os canais poderia substituir 15 a 20 geradores a diesel usados para bombear água ao longo deles. Isso durante os 290 dias de sol médio de Turlock.
Chamado de Projeto Nexus, o trabalho está previsto para começar em outubro com financiamento de 20 milhões de dólares dos cofres do estado.
Além de evitar a evaporação, reduzir o espaço necessário para fazendas solares e aumentar a produção de energia verde, os painéis montados no canal têm o benefício adicional de uma vida útil mais longa, pois a água embaixo mantém a parte inferior dos painéis mais fria.
Dessa forma, o projeto é muito promissor, com diversas vantagens para o ecossistema local, para a produção e para as pessoas. Então, os produtores locais aguardam ansiosamente o início da construção.
Como a ideia surgiu
Essa ideia realmente começou no estado indiano de Gujarat em 2014, quando um projeto piloto cobrindo 750 metros de espaço do canal levou à criação de uma usina de energia solar inteira no distrito de Vadodara e outra totalizando 100 megawatts no rio Narmada.
Pesquisadores na Índia descobriram que a água que corre sob os painéis também os resfria. Dessa forma, evitando o superaquecimento e resultando em um aumento médio de eficiência entre 2-5%.
Existem cerca de 4.000 milhas de canais na Califórnia, que podem produzir até 13 gigawatts de energia. No total, cobririam cerca de 750.000 casas, ou cerca de metade de Los Angeles.
“É realmente emocionante testar nossa hipótese e o artigo que publicamos. Teremos a oportunidade de realmente entender se esses benefícios acontecem no mundo real”, disse Brandi McKuin, um dos principais investigadores da Universidade de Santa Cruz, em entrevista à Reuters.