A adoção da energia solar deu passos importantes nos EUA, e a Lei de Redução da Inflação (IRA) tem grande potencial para ajudar ainda mais. Segundo com as projeções da SEIA, a capacidade solar deverá aumentar para 69% a mais do que seria esperado sem o IRA.
Isso se deve, em parte, aos incentivos e disposições do IRA para combater as mudanças climáticas. Ele inclui um crédito fiscal de 30% que se aplica a projetos de armazenamento de energia renovável, e esse crédito pode aumentar de 10% a 20%, dependendo de onde os materiais são fabricados ou onde o projeto está localizado.
Novas possibilidades para a energia solar nos EUA
Apesar de sua promessa, os caminhos para os benefícios do IRA são complicados. Atualmente, os créditos fiscais solares duram até 2032, e existem inúmeros desafios ao longo do caminho que a indústria e os governos devem superar.
Atualmente, 80% dos painéis usados pela indústria solar dos EUA são originários de 4 países do Sudeste Asiático. Além disso, em junho de 2022, o governo federal emitiu um adiamento de 24 meses nas tarifas de importação de painéis dessas nações.
Bem como, o governo dos EUA investiga as alegações de abusos dos direitos humanos na fabricação e comércio com a China. Tudo isso está direcionando a indústria de energia solar dos EUA para garantir uma cadeia de suprimentos doméstica.
Quase 5 bilhões de dólares em investimentos foram destinados para a indústria solar, incluindo 47 novas fábricas.
Apesar disso, levará anos para que a produção industrial corresponda à demanda de painéis solares da indústria solar dos EUA. A prorrogação de 24 meses é essencial para a indústria se orientar, pois fortalece sua base de fabricação local.
Falta de mão-de-obra qualificada
A SEIA projeta que 200 mil empregos adicionais serão criados pelo IRA, levando a mais de 500 mil no total, até 2032. Mesmo quando os processos de fabricação domésticos estiverem solidificados, ainda haverá escassez de trabalhadores para usar o total potencial da lei.
Por isso, será essencial que os governos e empresas disponibilizem capacitação, principalmente para pessoas que procuram empregos. Ainda mais em um momento de recuperação da pandemia, onde muitas pessoas perderam seus empregos.
Como atingir equidade energética com a energia solar
Por fim, umas das questões que os EUA precisam superar é a equidade energética. A energia solar tem grandes chances de melhorar a vida de diversas comunidades ao redor do país. Ainda mais através das comunidades e fazendas solares que geram grande impacto na economia e infraestrutura de diversos locais ao redor do mundo.
Contudo, para isso acontecer, o governo também precisa ajudar e agilizar os projetos destinados para as comunidades de baixa renda. Principalmente considerando a falta de material, limitando o número de sistemas fotovoltaicos possíveis.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.