Com a “Taxação do Sol” e a mudança de governo, muitas pessoas estão em dúvidas se esse é o momento certo de investir na energia solar. Por isso, trazemos alguns dados que podem ajudar na hora de escolher.

A verdade é que os números do setor solar no Brasil nos últimos anos são animadores tanto para os clientes residenciais, quanto empresariais. Apesar de algumas mudanças, a instalação de sistemas solares ainda vale a pena e vamos mostrar os porquês.

Aumento da energia solar no Brasil

Desde 2017, é perceptível o grande aumento na procura por sistemas fotovoltaicos no Brasil. Os dados da ABSOLAR mostram que nos últimos 5 anos, a produção de energia solar no país aumentou em 250 vezes, aproximadamente.

Uma parte disso vem da baixa de preços de materiais que compõem as estruturas de produção. Ainda mais aquelas que vêm da China, que cada vez mais encontra materiais que deixam os custos mais baixos ainda.

Outro dado importante que aponta a continuação do crescimento são os valores de investimentos. Ao todo, já foram mais de 121 bilhões de reais, que geraram 720 mil empregos. Além disso, apenas em janeiro, a produção no Brasil aumentou o mesmo tanto que de 2017 para 2018.

Ou seja, esse é um panorama que demonstra o bom momento do mercado solar no país. Mesmo com a mudança regulatória, especialistas dizem que ainda valerá muito a pena investir em geração própria para casas e indústrias.

Mudanças para o consumidor

Atualmente, no Brasil, o preço das contas de eletricidade estão cada vez mais altas. Alguns estados passam por situações de crise hídrica e algumas cidades sofrem com as chuvas que afetam a rede de distribuição.

Esses são alguns dos motivos que a energia solar está em destaque no Brasil. Ao que tudo indica, a Taxação do Sol apenas mudará o tempo de retorno do investimento, ainda sendo mais viável que a rede convencional.

Energia solar é um dos setores com maior potencial de crescimento
Energia solar é um dos setores com maior potencial de crescimento

Além disso, algumas empresas e instituições estão oferecendo linhas de financiamento para quem deseja ter um sistema fotovoltaico. Isso, alinhado com baixos custos de manutenção e incentivos fiscais esperados podem tornar 2023 o melhor ano para investir no setor.

Resta saber como o governo tomará decisões no setor energético para que a democratização da energia solar avance no Brasil. Bem como, é de se esperar mais políticas públicas na área que leve sistemas solares para locais com dificuldades de infraestrutura.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares