Como economizar energia com a sua geladeira?

Na cozinha, a geladeira ainda é um dos eletrodomésticos que mais consome energia, o que naturalmente causa preocupação quanto às formas de como economizar com ela.

Mantenha a geladeira sempre ligada

Dot

Como o item opera sempre a uma determinada temperatura, ao ser religado o motor trabalhará mais para chegar à temperatura ideal, de certa forma compensando o que teria sido economizado durante a noite.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), só vale a pena desligar a geladeira quando o período sem uso for de alguns dias. Não sendo este o caso, o ideal é que a geladeira fique ligada o tempo todo, 24 horas por dia

Espere os alimentos esfriarem para guardá-los

Dot

Muitas vezes, na correria do dia a dia, guardamos alimentos quentes na geladeira, sem antes esperar que esfriem. É em momentos como esse que é exigido maior trabalho da geladeira, fazendo com que ela consuma mais energia do que o normal.

Portanto, se houver algum objeto quente, há aumento na temperatura interna, o que exige um aumento na potência consumida no compressor de modo a possibilitar que a temperatura retorne ao patamar desejado.

Evite abrir a porta da geladeira toda hora

Dot

Sabe quando bate a vontade de comer alguma coisa, e você abre a geladeira só para checar as opções? Esse é um péssimo hábito, que influencia diretamente no aumento do consumo de energia do eletrodoméstico.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Do mesmo modo, é importante ter cuidado ao fechar a porta, pois até mesmo uma tampa ou um recipiente mal posicionado podem ser o suficiente para impedir que a porta se feche corretamente, o que certamente também irá proporcionar maior consumo de energia.

Verifique o estado das borrachas de vedação

Dot

As borrachas de vedação são responsáveis por fazer a vedação da porta da geladeira, por isso são fundamentais para manter a temperatura adequada.

A forma mais simples e eficaz de verificar isso é através do teste da folha de papel. Basta fechar a porta da geladeira com uma folha de papel no meio. Se a folha ficar presa, a vedação está adequada.

Não guarde utensílios de alumínio

Dot

Os acessórios feitos com alumínio resfriam com maior dificuldade, já que são adequados para conservar o calor dos alimentos por mais tempo.

Por isso, é importante evitar guardar na geladeira qualquer utensílio de alumínio. Dê preferência pelos acessórios de plástico ou vidro, que resfriam mais rapidamente e demandam menos consumo de energia da geladeira para isso.

Não sobrecarregue o congelador

Dot

Ao colocar muita coisa no congelador, as saídas de ar ficam bloqueadas. Isso força o equipamento a trabalhar mais, resultando em maior consumo.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Forrar as prateleiras da geladeira também impede a circulação de ar dentro do aparelho, e ainda pode fazer com que nem todos os alimentos fiquem devidamente refrigerados.

Escolha o melhor lugar para acomodar a geladeira

Dot

É recomendado instalar a geladeira longe de janelas que recebem incidência direta dos raios solares, e de eletrodomésticos que servem para aquecimento de alimentos, como fogões, fornos elétricos e microondas.

Dê prioridade para posicionar a geladeira em local bem ventilado, e onde o refrigerador possa ficar pelo menos 20 centímetros distante das paredes.

Não utilize a parte traseira para secar roupas

Dot

Colocar a roupa molhada para secar na parte de trás da geladeira é uma prática muito comum, que atravessa gerações. O calor do motor ajuda a evaporar a água, fazendo com que as roupas sequem mais rápido.

Fique de olho no consumo de energia dos aparelhos

Dot

As geladeiras de modelos mais antigos consomem mais energia - cerca de 150 kWh por mês, segundo informações da ANEEL. Já as opções mais modernas são mais econômicas. Além disso, quanto maior a capacidade da geladeira, maior será o consumo.

O que procurar em uma geladeira econômica?

Dot

A classificação varia de “A” (a mais econômica) a “E” (menos econômica). Sendo assim, na hora da compra, dê preferência por geladeiras com Selo Procel com classificação A.

A classificação varia de “A” (a mais econômica) a “E” (menos econômica). Sendo assim, na hora da compra, dê preferência por geladeiras com Selo Procel com classificação A.

Como economizar energia com a sua geladeira

ou