A Jinko Solar é uma das empresas de tecnologia solar mais famosas e inovadoras do mundo. Seu negócio abrange os principais elos da cadeia da indústria fotovoltaica, com foco em P&D de produtos fotovoltaicos integrados e soluções integradas de energia limpa.
Atualmente, os produtos da gigante da indústria solar atendem a mais de 3.000 clientes em mais de 160 países, incluindo o Brasil e regiões ao redor do mundo, e a empresa foi classificada como número 1 em remessas globais de módulos de 2016 a 2019. Até o final de 2022, as remessas acumuladas ultrapassaram 130 GW.
A empresa é uma líder de opinião da indústria em várias estruturas internacionais, como o B20, e também é uma das primeiras empresas de energia solar a aderir à iniciativa verde RE100.
Sendo a primeira empresa a estabelecer uma capacidade de produção “verticalmente integrada”, desde o processamento de material de silício até a produção de wafer, célula e módulo na indústria. Possuindo um total de 14 bases de produção global na China, Estados Unidos, Malásia e Vietnã.
A Jinko Solar espera que sua capacidade de produção anual de wafer mono, células solares e módulos solares atinja, respectivamente, 75,0 GW, 75,0 GW e 90,0 GW até o final de 2023. Gerando mais de 1.000 empregos de P&D e técnicos, conquistou muitas honras, como “Centro Nacional de Tecnologia Empresarial”, “Empresa Nacional de Demonstração de Inovação Tecnológica”, “Campeã de Manufatura”, e formulou muitas normas internacionais e nacionais do setor, como a IEC.
A gigante da indústria fotovoltaica continua expandindo os cenários de aplicação diversificados da tecnologia fotovoltaica, incluindo integração fotovoltaica em edifícios, produção de hidrogênio fotovoltaico, armazenamento de energia e outros campos, e se esforça para criar um novo ecossistema de energia.
Sendo listada na STAR Board da Bolsa de Valores de Xangai em 2022, e a JinkoSolar Holding Co., Ltd., sua controladora indireta, foi listada na Bolsa de Valores de Nova York em 2010.
A Jinko Solar no Brasil
Segundo o Estudo Estratégico de Geração Distribuída da Greener, a Jinko Solar foi a líder em importação de módulos fotovoltaicos no Brasil no ano passado, com um total de 3.065 MWp importados. Essa conquista confirma mais uma vez a posição de liderança da empresa no mercado solar fotovoltaico brasileiro.
Com esse desempenho, a empresa está prestes a alcançar uma participação de mercado de 17,6% no Brasil pela primeira vez, o que representa uma conquista significativa para o fabricante de módulos solares. Mesmo com o aumento da concorrência no mercado, a JinkoSolar continua a ganhar participação, consolidando sua posição de destaque.
Alberto Cuter, Gerente Geral para América Latina e Itália, comentou sobre esse sucesso: “Os excelentes resultados obtidos em 2022 nos motivam a continuar investindo no país. Mais de 60% das vendas são atribuídas ao novo Tiger NEO, o que demonstra que o mercado brasileiro valoriza a qualidade dos produtos. Isso nos deixa otimistas em relação ao fortalecimento ainda maior da participação de mercado da Jinko em 2023”. Ele também agradeceu aos parceiros brasileiros pela contribuição para o sucesso da JinkoSolar, promovendo produtos de alta qualidade.
A JinkoSolar ingressou no mercado brasileiro em 2012, reconhecendo desde o início o potencial desse mercado em expansão e entendendo a importância de estabelecer uma equipe local. Os resultados e conquistas impressionantes alcançados até o momento são fruto das escolhas feitas no passado, da crença no potencial do país e do relacionamento sólido construído com os principais parceiros, tanto no setor de Utilidade Pública quanto no segmento de Geração Distribuída. O lançamento dos Módulos Topcon Tiger Neo tipo N no ano passado também teve um impacto significativo no mercado, gerando grande interesse.
Atualmente, a fabricante de módulos acompanha esse crescimento com uma equipe em constante expansão, que não apenas atua na área comercial, mas também fornece serviços técnicos, logísticos, de marketing e operacionais.
Entre as 71 marcas que forneceram painéis solares ao Brasil em 2022, as 10 principais marcas foram responsáveis por 81% do total importado. Além disso, a consultoria apontou que a demanda por módulos solares no mercado brasileiro em 2022 ultrapassou 17 GW, um aumento de 73% em relação a 2021 (10,3 GW).
No geral, de acordo com o levantamento, foram realizados investimentos superiores a R$ 64 bilhões tanto na Geração Distribuída (GD) quanto na Geração Centralizada (GC).
O Modulo Tinger NEO e sua nova geração
Como citamos anteriormente a linha Tiger Neo tipo N vem se tornando um dos maiores sucessos da marca no Brasil, representando 60% das vendas de módulos da marca no pais.
A Jinko Solar anunciou o lançamento da segunda geração da família Tiger Neo, que consiste em três séries de painéis solares com potências de até 445 Wp para 54 células, 615 Wp para 72 células e 635 Wp para 78 células, alcançando eficiências de até 22,27%, 23,23%, e 22,72%, respectivamente. A nova geração é construída com base na tecnologia TOPCon tipo N, que oferece um melhor desempenho e maior confiabilidade para proporcionar melhores resultados.
De acordo com a fabricante, esses são alguns dos painéis mais eficientes e poderosos disponíveis no mundo, com eficiência de até 23,23% e potência de 615 Wp para o módulo de 72 células no formato 182 mm. A linha também apresenta avanços contínuos no fator bifacial, com um fator bifacial de até 85%, possibilitando um rendimento 15-20% maior em comparação com painéis bifaciais convencionais.
A família Tiger Neo ainda possui uma co-eficiência otimizada da temperatura de até -0,29%/℃, fiabilidade de ponta ao longo de seus 15 anos de vida prolongada em comparação com os módulos bifaciais convencionais, 0,4% de degradação linear ao longo de 30 anos e degradação do primeiro ano de 1%. Além disso, o módulo tem um desempenho inigualável em baixa luminosidade, como o pôr-do-sol e céus nublados, e é compatível com quase todas as principais marcas de inversores.
Gener Miao, CMO da Jinko Solar, afirmou que a nova geração dos painéis Tiger Neo eleva mais uma vez o padrão de desempenho do tipo N, proporcionando um melhor desempenho do sistema, mesmo em diversas condições exigentes. Ele ainda ressaltou que, combinado com um ecossistema parceiro líder na indústria do tipo N e novas soluções como ESS (Energy Storage System), esse módulo irá mostrar o que é verdadeiramente possível para o setor solar avançar.
Conheça a Jinko Solar
Fundada em 2006, a Jinko Solar é uma empresa chinesa especializada na fabricação e desenvolvimento de produtos solares fotovoltaicos. Com uma visão voltada para o futuro, a empresa se dedica a fornecer soluções sustentáveis que impulsionam a adoção em massa da energia solar. Ao longo dos anos, conquistou uma posição de destaque no setor, tornando-se uma das maiores fabricantes de painéis solares do mundo.
A Jinko Solar é um dos maiores e mais inovadores fabricantes de módulos solares do mundo. Distribuindo seus produtos e vendendo suas soluções e serviços para uma diversificada base de clientes internacionais, comerciais e residenciais na China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, Chile, África do Sul, Índia, México, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Itália, Espanha, França, Bélgica e outros países e regiões.
A empresa utiliza tecnologias avançadas e adota rigorosos padrões de controle de qualidade para garantir que seus painéis solares ofereçam o máximo desempenho e confiabilidade. Construindo assim, uma cadeia de valor de produtos solares verticalmente integrada, com capacidade anual integrada de 31 GW para mono wafers, 19 GW para células solares e 36 GW para módulos solares.
Com sua presença global, desempenha um papel crucial na expansão da energia solar em todo o mundo. Seus produtos são utilizados em projetos residenciais, comerciais e industriais, impulsionando a adoção da energia solar em larga escala.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.