As redes sociais são ótimos recursos para aumentar a visibilidade e garantir o reconhecimento de uma empresa. Servem também para capturar contatos e realizar vendas, mas transformar seguidores de energia solar em clientes é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam nessas plataformas.
Conquistar milhares de seguidores muitas vezes não é o suficiente: é preciso ir além e converter esses números em vendas.
Se você tem um número crescente de seguidores nas redes sociais, já é um bom indicativo de que há um grupo de clientes em potencial esperando para ser convertido em dinheiro.
Será que você está explorando todo o potencial que seus seguidores têm a oferecer ao seu negócio? Confira a seguir algumas dicas para transformá-los em clientes de energia solar.
Conheça o seu público-alvo
O público que você deseja atingir certamente possui conta em uma ou mais redes sociais, portanto é nesses lugares que você deve marcar presença. Descubra quais são as principais redes utilizadas para criar uma relação de maior proximidade com essas pessoas.
É importante localizá-las e descobrir os horários de maior frequência e o tipo de conteúdo que elas gostam de consumir.
A tarefa de conhecer seu público-alvo consiste basicamente em tentar reunir mais informações a respeito do comportamento, interesses e hábitos de consumo dessas pessoas.
Sem conhecer quem faz parte do seu público, é improvável que suas estratégias de marketing tenham os resultados que você deseja.
Por exemplo: se as pessoas que você deseja atingir passam mais tempo no Instagram, não faz sentido você direcionar seus esforços para campanhas no Facebook ou no YouTube.
Para que suas estratégias sejam assertivas e eficazes, é fundamental reunir esses dados e usá-los a seu favor. Se você já tem clientes, eles podem te ajudar a definir quem é seu público-alvo.
Entre em contato com essas pessoas e recolha informações sobre seus assuntos de interesse, os princípios e ideais que valorizam, o que realmente procuram nas redes sociais, e assim por diante.
Com essas informações, você conseguirá construir personagens muito próximos do que seria um cliente perfeito, o que também é chamado de persona. Tendo esse perfil como referência, ficará mais fácil criar conteúdos e ofertas mais segmentadas para o seu público.
Depois de conhecer melhor seu público, você terá melhores condições para definir quais serão as redes sociais onde você criará o perfil comercial da sua empresa, a linguagem mais adequada para ser usada na sua comunicação, o tipo de conteúdo que postará em cada plataforma, a consistência das publicações, e demais detalhes da sua estratégia de mídia.
Valorize as oportunidades de interação e atendimento
As interações realizadas no perfil comercial da sua empresa são extremamente valiosas, e isso vale desde a resposta a um comentário feito em uma postagem até o retorno sobre um orçamento por mensagem privada.
Estima-se que cerca de 90% das pessoas na internet usam as mídias sociais para se comunicar diretamente com as empresas, o que representa uma excelente oportunidade de usar essa comunicação para converter seus seguidores em compradores.
O atendimento é um dos elementos determinantes para que os clientes sintam segurança para fechar um negócio e recomendar sua empresa para outras pessoas, e, posteriormente, para voltar a procurar pelas suas soluções.
Uma boa comunicação estabelecida nas redes sociais e um atendimento de qualidade são as melhores maneiras de se destacar em relação à concorrência.
Além disso, um bom atendimento confere credibilidade ao seu trabalho e melhora a sua reputação, gera mais leads, atrai novos seguidores e tem grandes chances de transformá-los em pessoas realmente interessadas em investir nas suas soluções de energia solar.
Use provas sociais
As provas sociais são uma poderosa ferramenta de marketing, com grande potencial para transformar seus seguidores em clientes. São como um voto de confiança concedido por quem já fechou um negócio com você antes e aprovou o serviço realizado.
Muitas pessoas consultam a opinião de outras antes de tomar uma decisão sobre adquirir um bem ou fazer um investimento, e isso também acontece no setor de energia solar.
A prova social acontece por meio dos relatos dos seus clientes satisfeitos, e é uma forma de atestar que a solução que você oferece é, de fato, eficiente.
Sendo assim, solicite aos seus clientes que compartilhem suas experiências de consumo, seja por meio de um vídeo, áudio ou por uma simples mensagem nas redes sociais. Isso certamente vai ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa e atrair novos clientes em potencial.
Seja criativo
Apesar dessa ser uma dica um tanto quanto óbvia no que diz respeito às redes sociais, é frequentemente negligenciada pelas empresas que cuidam de suas próprias contas nas plataformas.
A internet é um espaço extremamente concorrido. Por isso, é preciso ir além do que a sua concorrência tem feito, e oferecer algo a mais aos seus clientes.
Pense em maneiras de fazer com que seu negócio se destaque no mercado de energia solar. Busque abordagens e recursos diferentes, originais e que realmente chamem a atenção das pessoas.
Não há uma receita para isso, mas estudar o mercado e seu público pode ser de grande ajuda, já que boas ideias não surgem do nada. Busque inspirações e referências em outras empresas e marcas que obtêm sucesso com marketing e redes sociais.
Use landing pages específicas
No marketing digital, uma landing page é uma página criada com o objetivo de gerar conversão, ou seja, fazer com que o cliente execute determinada ação que você deseja, como preencher um formulário, baixar um material ou solicitar um orçamento, por exemplo.
Para obter melhores resultados, é importante que, ao fazer um anúncio no Instagram, Facebook ou Google Adwords, você invista no direcionamento para landing pages específicas e persuasivas. Com elas, será mais fácil converter seus seguidores nas redes sociais em compradores.
São páginas que, em geral, contém menos elementos e links, pois seu propósito é unicamente conseguir realizar essa conversão.
Se diferenciam da página inicial de sites comerciais, que geralmente reúne as informações e tópicos mais importantes do negócio, abordando assuntos diferentes e, portanto, não possuem foco na venda de determinado produto ou serviço.
Sendo assim, investir nesses canais é fundamental para quem deseja transformar seus seguidores em clientes.
Ao fazer um bom uso desse recurso, você poderá gerar mais conversões para sua empresa, aumentando o potencial de resultados e tornando sua estratégia de marketing mais rentável e lucrativa.
Faça anúncios
Hoje em dia, os anúncios são imprescindíveis para perfis comerciais nas redes sociais. É preciso que sejam coerentes e capazes de despertar o interesse do público pela sua empresa e pelas soluções que ela oferece.
Mas é importante pensar estrategicamente, e produzir suas postagens patrocinadas com o mesmo cuidado empregado nos demais conteúdos, especialmente falando em termos de qualidade e segmentação.
Isso também envolve encontrar um bom equilíbrio na quantidade de anúncios, já que exagerar pode ter o efeito contrário e deixar os seguidores incomodados.
O ideal é começar aos poucos e buscar a medida certa. Recomenda-se que 80% dos seus conteúdos sejam gratuitos e orgânicos, e os outros 20% sejam impulsionadas ou em forma de anúncios.
Implementando essas dicas no seu negócio, você gradualmente poderá observar um melhor retorno em relação à conversão dos seus seguidores em clientes.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.