Uniformes nem sempre são vistos com o potencial que de fato possui. Além de ser uma simples vestimenta, deve ser uma parte integrante da construção da marca de uma loja ou de um serviço.
É comum que trabalhadores em geral não o considerem assim tão importante, mas a verdade é que o uniforme pode fazer muita diferença para as suas vendas. Isso vale tanto para quem trabalha em comércios e empresas quanto para quem atua de maneira informal, por conta própria.
Confira a seguir como o uniforme pode ajudar integradores na divulgação e vendas da tecnologia de energia solar.
Uniformes fortalecem a identidade visual da marca
Um dos pontos mais críticos na relação entre potenciais clientes e quem presta algum tipo de serviço é a dificuldade em identificar esses prestadores facilmente.
Optar pelo uso de um uniforme pode representar grande importância emocional, pois proporciona a sensação de organização e acolhimento ao cliente. E inicialmente é isso que todo consumidor busca ao procurar por uma solução para o seu problema, não é mesmo?!
Assim como é comum ver funcionários de comércios e empresas utilizando uniformes padronizados e que representam a identidade visual da marca, os integradores de energia solar também podem optar por fazer uso dessa ferramenta.
Sim, o uniforme pode e deve ser considerado uma ferramenta de trabalho, tão impactante quanto a arquitetura de um ambiente profissional, por exemplo.
A escola de administração da Universidade de Suffolk em Boston realizou uma pesquisa que mostrou a eficácia dos uniformes como instrumento de marketing: 73,5% dos entrevistados afirmaram que os uniformes são mais eficazes do que comerciais na TV e 74,4% concordaram que eles promovem mais resultados positivos do que anúncios na rádio.
Isso comprova que o investimento em uniformes para empresas e prestadores de serviço é uma alternativa de publicidade eficaz e deve ser considerado uma prioridade no trabalho de marketing. Sendo assim, vale a pena pensar no uniforme com carinho, pois ele também é responsável por causar uma boa impressão em potenciais clientes.
Outras pesquisas vão ao encontro dessas informações. Um estudo realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) mostrou que 78% dos consumidores associam uma equipe uniformizada à segurança em relação à marca.
Isso se deve ao fato de que vendedores e prestadores de serviço devidamente uniformizados passam credibilidade, favorecendo a percepção positiva do cliente a respeito da empresa representada.
A mesma pesquisa também mostrou a importância de criar um elo emocional/afetivo entre cliente e vendedor. Essa relação pode ser fundamentada desde a apresentação do profissional, e também com o uso de crachás de identificação e cartões de visita.
Quando esse elo não é estabelecido, a chance do cliente retornar ao estabelecimento ou buscar o serviço oferecido diminui em 50%.
Favorecem uma primeira impressão positiva
Uniformes ajudam a fortalecer a marca e, consequentemente, a imagem da empresa. Explorar as cores da paleta que formam a identidade visual do seu negócio combinadas ao logotipo bordado nas peças contribuem, em conjunto, para entregar uma boa primeira impressão.
Isso também ajuda a facilitar a lembrança da empresa ou prestador de serviços na mente de seus potenciais clientes.
Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em branding Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos. A mesma pesquisa indica que são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo.
Portanto, ao adotar o uso de um uniforme profissional, seu negócio vai ganhar mais exposição, o que ajuda no trabalho de construção da marca e de vínculos com o cliente.
Não é segredo para ninguém que um atendimento de qualidade é a chave para um bom negócio. Para isso, seus representantes devem ser capazes de personificá-lo, o que inclui o modo de apresentar-se e atender potenciais clientes. Neste cenário, o uniforme ajuda os profissionais a apresentarem-se conforme a imagem pretendida pela marca.
No caso de uma empresa, é importante deixar bem claro o perfil que deve ser seguido pelos seus funcionários, incluindo também cabelo, maquiagem e acessórios.
Se o uniforme for composto por uma única peça (como uma camiseta ou camisa com o logotipo da empresa, por exemplo) vale indicar o tipo de roupa complementar ideal, como o modelo, a cor e o tecido da calça a ser usada.
Uniformes demonstram profissionalismo
O trabalho de marketing de uma organização é sempre deixá-la em destaque na mente e no coração do seu público-alvo. Isso tem tudo a ver com a primeira impressão mencionada no item anterior, mas também no estabelecimento de empatia.
O integrador de energia solar precisa ser capaz de mostrar aos potenciais clientes que compreende seus problemas e é capaz de solucioná-los da melhor forma possível.
Mostrar propriedade no assunto é fundamental para transmitir o profissionalismo que os clientes procuram em um especialista. Esse aspecto é fortalecido com o uso de uniforme, que mostra o comprometimento e a responsabilidade com o trabalho.
Usar um uniforme adequado é também uma forma de proteção diante das tarefas exercidas em sua função. Como um integrador solar pode também estar envolvido na instalação dos painéis solares, é preciso levar isso em conta e pensar em vestes que possibilitem realizar as tarefas necessárias com segurança e conforto.
Fazer uso de roupas adequadas para o trabalho é também uma forma de passar uma imagem de autoridade e segurança aos seus clientes e consumidores. Isso demonstra a preocupação da empresa com a autoestima e o bem-estar dos colaboradores.
Evidencia a organização da empresa
No caso das empresas de energia solar, o uniforme é uma forma de facilitar a organização, ajudando na identificação de cada área. Corporações com vários setores podem fazer uso de uniformes para identificá-los de acordo com uniformes específicos, ganhando pontos com os clientes e funcionários.
Os uniformes profissionais podem aumentar o orgulho dos funcionários e o sentimento de pertencimento à empresa, promovendo comprometimento, produtividade e, consequentemente, satisfação do cliente e lucros a longo prazo.
São muitas as vantagens que o uso de uniformes profissionais pode acarretar, seja no ambiente de uma empresa de energia solar, ou no trabalho autônomo de um prestador de serviços na área.
A mais vantajosa consequência disso tudo é sem dúvidas o impacto positivo nas vendas, já que causar uma boa impressão é o primeiro passo para garanti-las. Quer mais dicas para melhorar suas vendas? Clique aqui e confira como encontrar clientes para instalação de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.