Cobertura de galpão industrial:

Tipos de telha e como escolher a ideal

Para escolher a melhor cobertura de uma estrutura é importante pensar em aspectos como, as características do local, custo-benefício do material, adequação do mesmo e sua durabilidade.

Quais os melhores tipos de telha?

3

1

2

4

Telhas metálicas

Telhas de concreto

Telhas de fibrocimento

Telhas onduladas

5

Telhas autoportantes

São a principal escolha para coberturas de galpões industriais, pois podem ser feitas sob medida, demandando uma quantidade menor de peças para completar a estrutura de um telhado.

Telhas metálicas

O material é fácil de manusear, instalar e oferece maior resistência e durabilidade. Além disso, permite diversos tipos de curvaturas, e por isso pode se adaptar a telhados mais baixos ou íngremes.

Pode ser fabricada a partir de fibra de papel orgânico ou da fibra de vidro impregnada com asfalto ou grânulos minerais e possui custo e manutenção menores que as outras opções.

Telhas de concreto

Mas por outro lado é muito pesada e não tem uma boa durabilidade, e por essas razões nem sempre é a mais indicada para a cobertura de galpões ou de grandes espaços em geral.

São uma opção leve e com custo relativamente baixo quando comparada aos outros modelos disponíveis no mercado, feitas para substituir as antigas telhas de amianto.

Telhas de fibrocimento

Porém, absorvem muito calor, por isso deixam o ambiente quente. Também são frágeis, o que pode demandar a substituição periódica das peças, levando a custos extras em função desse tipo de manutenção.

Podem ser feitas em aço galvanizado (diminui as chances de ferrugem e oxidação) ou galvalume (mais resistente), constituindo ótimas escolhas de cobertura.

Telhas onduladas

São muito usadas principalmente para a cobertura de quadras esportivas, para garantir o acabamento diferente que é característico do telhado desse tipo de construção.

São indicadas para compor obras formadas por grandes vãos, com espaços amplos, como é o caso de empreendimentos industriais, prédios comerciais, ginásios poliesportivos e hangares.

Telhas autoportantes

São inteiriças, fabricadas no próprio local da obra e podem ter peças com grandes comprimentos. Evitam o desperdício de material, pois são feitas no tamanho necessário, atendendo cada projeto.

Como fazer a escolha certa?

Para saber exatamente qual modelo de telha se encaixa melhor no imóvel, verifique a constituição de cada um, o melhor custo-benefício, sempre pensando em qual formato atende todas as necessidades.