O integrador Solfácil é o profissional responsável por fazer a intermediação entre o fornecedor de equipamentos que vão compor o sistema fotovoltaico e o cliente de energia solar. Seu trabalho envolve diversas funções importantes, como o desenvolvimento de projetos, estudo de materiais e ferramentas e a realização de instalações e manutenções dos sistemas.
Como muitas vezes o investimento em energia solar só é possível por meio do financiamento, também cabe ao integrador estabelecer boas parcerias para oferecer as melhores condições e linhas de crédito para os seus clientes.
É aí que entra a Solfácil, a primeira fintech brasileira para investimentos no setor de energia solar. Seu trabalho visa simplificar a atuação dos integradores de energia solar e facilitar o investimento nessa tecnologia.
Como é o trabalho da Solfácil?
O setor de energia solar no Brasil percorreu um longo caminho, mas obter um sistema fotovoltaico ainda é considerado algo pouco acessível para os consumidores que desejam produzir sua própria eletricidade. Diante desse cenário, o financiamento de energia solar é uma solução interessante para possibilitar a aquisição dessa tecnologia.
Desde que foi criada, a Solfácil já conseguiu viabilizar projetos em todos os estados brasileiros, transformando a realidade de muitos consumidores. Atualmente, a empresa proporciona cerca de 700 milhões de reais em crédito por ano, com a expectativa de chegar a 2,5 bilhões ainda em 2022.
Como a primeira plataforma com esse viés lançada no Brasil, a Solfácil tem como meta principal o financiamento para a instalação residencial de placas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica.
Afinal, quem não gostaria de ter um sistema para gerar a própria energia elétrica, com uma economia considerável na conta de luz?
Há ainda muito espaço para crescimento do setor de energia solar no Brasil. Para se ter uma noção, a Alemanha tem incidência solar inferior ao Brasil, e ainda assim ocupa o 4º lugar no ranking mundial de produção desse tipo de energia.
Levando em consideração que a tecnologia para geração de energia solar ainda possui um custo muito elevado no Brasil, o financiamento acaba sendo uma das melhores soluções encontradas pelos consumidores, se não a única.
Mesmo com os juros envolvidos, o investimento se paga em poucos anos, devido à grande economia que o sistema promove nas contas de luz, que pode chegar a 95%. Além disso, a tecnologia tem alta durabilidade e pode funcionar bem por pelo menos 25 anos, proporcionando energia quase de graça por mais de duas décadas.
Agora que você já conhece o trabalho da Solfácil e a transformação que ela tem ajudado a proporcionar ao setor de energia solar no Brasil, é hora de saber quais os pontos positivos de ser um parceiro da empresa. Confira a seguir!
Quais as vantagens de ser um integrador Solfácil?
O trabalho de integrador solar permite um amplo mercado de atuação, mas isso envolve também a responsabilidade de fornecer informações confiáveis e soluções eficazes para o desenvolvimento sustentável.
Sendo assim, cabe ao integrador orientar os clientes interessados em fazer parte dessa transformação na forma de consumo, o que pode envolver o financiamento para viabilizar essa conquista.
Quem atua como integrador solar sabe que trabalhar com linhas de crédito nem sempre é tão simples, pois pode envolver burocracias e possibilidades que não necessariamente atendem à realidade do cliente.
A Solfácil foi desenvolvida para ser uma ferramenta que facilite esse processo. Criada em 2018, a fintech tem o objetivo de aquecer o mercado de Geração Distribuída no Brasil. Atualmente, conta com mais de 5 mil integradores parceiros, trabalhando em todos os cantos do país.
Ser um integrador Solfácil é trabalhar com linhas de crédito que de fato contribuem para viabilizar o processo de compra de sistemas fotovoltaicos. As vantagens dessa parceria incluem também o acesso à plataforma para controle sistemático dos projetos de financiamento e homologação dos seus clientes.
Ou seja, essa é uma solução prática e segura para otimizar os seus projetos de maneira 100% digital, impulsionando ainda mais suas vendas.
Ao ser parceiro da Solfácil, é possível obter financiamento para projetos desenvolvidos em todo o território nacional e para qualquer tipo de cliente, seja residencial, comercial, empresarial, industrial, em propriedades rurais, etc. Independente do perfil do seu cliente, ele pode ter um financiamento aprovado para começar a gerar a sua própria energia.
A empresa financia até 100% do projeto, incluindo os equipamentos que compõem o sistema solar fotovoltaico e a mão de obra para realizar a instalação. A Solfácil oferece a possibilidade de realizar o pagamento de maneira direta e integral ao fornecedor, para que você, integrador, não precise retirar recursos do caixa da sua empresa.
O cliente pode escolher pagar uma parte do financiamento como entrada, e também há a opção de financiar menos do que 100% do valor do projeto, conforme suas preferências e possibilidades. As taxas CET dos financiamentos feitos pela Solfácil variam entre 1,32% e 1,57% ao mês para todos os prazos, independente do score de crédito do cliente.
Os prazos para quitar o financiamento podem variar de 24 a 144 meses. Em financiamentos realizados com prazos até 72 meses, o cliente pode escolher entre parcelas pré-fixadas ou pós-fixadas (ajustadas anualmente, segundo o índice de inflação IPCA). Para os contratos acima de 72 meses, a empresa oferece opções de parcelas pós-fixadas.
Também há algumas possibilidades a serem exploradas em relação ao período de carência, que pode ser de 1 a 6 meses. Com toda essa variedade de condições, você terá as melhores oportunidades para oferecer aos seus clientes, aumentando suas chances de fechar bons negócios.
O prazo para análise das propostas é outra grande vantagem oferecida pela Solfácil para os integradores que são seus parceiros. Esse processo é geralmente feito de maneira automática, com retorno em poucos segundos, ou, no máximo, em até 1 hora útil (em casos específicos, quando é preciso realizar uma análise manual).
O envio das notas fiscais é outro processo simplificado pela Solfácil, visando simplificar e otimizar o trabalho dos integradores.
A empresa oferece maior flexibilidade, permitindo o envio de notas com o valor cheio para o cliente final, ou de mais de uma nota, caso prefira emitir uma nota pelo serviço de sua empresa, e outra para os equipamentos disponibilizados pelo fornecedor. As notas fiscais só são solicitadas após realizada a instalação do sistema fotovoltaico.
Com as praticidades e flexibilidade que oferece, a Solfácil representa um caminho para impulsionar o trabalho dos integradores de energia solar. Como a atuação nesse setor depende de boas parcerias, contar com a Solfácil pode fazer toda a diferença nos seus resultados para obter maior retorno financeiro e maior reconhecimento no mercado de energia solar.
Ficou com alguma dúvida sobre as vantagens oferecidas pela empresa? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo para ajudarmos a resolvê-la.