O telhado residencial pode ser constituído por inúmeros materiais, por isso, conhecer o material utilizado no telhado é essencial para analisar a possibilidade de fixar a estrutura no local.
A condição da propriedade é outro aspecto a ser analisado, principalmente o ano da sua construção, pois imóveis mais antigos podem precisar de adaptações para fixar os módulos solares.
Saiba as características da estrutura, como rachaduras e fissuras, bolores e mofos, revestimento (placas, azulejos e pisos), colunas e ferragem, se foi utilizada madeira ou aço na construção.
Saiba a quantidade de módulos solares a serem adquiridos, para isso, basta usar como média o gasto mensal com energia e o número de moradores do imóvel.
Outro ponto a se considerar é o peso da placa solar, visto que depende da sua composição e também da quantidade calculada para o imóvel e é um fator que pode afetar a estrutura da residência.
Um último ponto importante é a área livre para instalação da placa, já que os módulos fotovoltaicos precisam ser distribuídos de forma para não sobrecarregar o telhado.
Material utilizado no telhado
Condição da construção
Estrutura do imóvel
Quantidade de placas necessárias
Peso do módulo fotovoltaico
Área livre para instalação