Uma empresa decidiu investir em mais um grande projeto de energia solar em um local fora do seu país de origem. A Vena Energy já ganhou fama recentemente por levar à frente o projeto da maior fazenda solar da Austrália.
Agora, apostou no maior projeto solar de Taiwan, que teve e ainda terá muito impacto na infraestrutura e economia local. Veja um pouco mais sobre como foi a construção e estreia deste incrível sistema fotovoltaico.
A importância da transição energética na região Ásia-Pacífico
A desenvolvedora de energia renovável com sede em Cingapura, Vena Energy, esteve por trás da 1ª fazenda solar de grande escala no sul da Austrália, bem como, da primeira grande bateria construída no estado australiano de Queensland. Logo após, iniciou o maior projeto fotovoltaico em Taiwan.
O Projeto Solar E2, se estende por 226 hectares de terra recuperada na costa sul de Taiwan. Para isso, foi construído em 2 etapas, com a primeira fase de 134 MW do projeto estreando em março de 2022.
Todo o projeto possui aproximadamente 680 mil painéis solares com uma capacidade instalada de 272 MW, capaz de gerar cerca de 400 GWh de eletricidade anualmente. Isso representa até 4% da produção total de energia solar de Taiwan, segundo a empresa. Assim, ela se tornou uma das principais contribuintes para a transição energética do país.
O CEO da Vena Energy, Nitin Apte, disse que o Projeto Solar E2 é o maior projeto operacional da empresa até o momento. Bem como, constitui uma parte fundamental de seus planos para acelerar a transição energética na região da Ásia-Pacífico.
“Todos os 35 GW de energia solar, eólica onshore, eólica offshore, armazenamento de bateria e projetos de energia renovável híbrida em operação ou em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico são essenciais para atingir uma meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Desde 2015, investimos e operamos com sucesso sete projetos solares fotovoltaicos, totalizando 412 MW, e estamos muito satisfeitos em ver Taiwan avançando constantemente em direção à transformação de seu setor de energia.”
Nitin Apte, CEO da Vena Energy
Energia solar em alta na Austrália e países próximos
Um dos grandes focos da empresa é a energia verde na Austrália, com a empresa indicando que tem cerca de 6 GW de projetos de energia renovável planejados lá. Para muitos, esse é um dos principais países da economia no lado sul do globo.
Por isso, além dela, outras empresas estão investindo no país como uma das grandes referências para um futuro sustentável. Com isso, a Vena Energy também disputa seu local no mercado internacional de energia solar e eólica.
Mas a busca por Taiwan mostra realmente que seu foco se dá em toda região asiática e do pacífico. Espera-se que até o final do ano, outros grandes projetos sejam anunciados pela empresa. Pelos indícios que temos, ela voltará a investir na Austrália.
Fonte: PV Magazine
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.