Com o crescimento do interesse por energias sustentáveis nos últimos anos, o setor de energia solar está mais aquecido do que nunca. Esse pode ser o momento para abrir sua empresa e ingressar no mercado de energia fotovoltaica, saiba como estruturar um modelo ne negócio e comece já!
Antes mesmo de iniciar suas atividades, é importante ter um modelo de negócio, que é uma forma de colocar no papel a ideia de criação da sua empresa, explicando como você pretende gerar e entregar valor para seus futuros clientes.
Um modelo de negócio é como um resumo a respeito da sua empresa. Ele representa um passo fundamental para dar início ao seu negócio a partir da ideia que você já tem em mente.
Assim, representa um caminho para o seu desenvolvimento, pois ajuda a definir seu funcionamento e estabelecer como você vai oferecer seus serviços como integrador solar.
Confira a seguir mais detalhes sobre o modelo de negócio e como estruturar o seu.
O que é um modelo de negócio?
Trata-se de um documento a ser desenvolvido antes mesmo de você dar início às suas atividades profissionais de integrador solar, pois vai servir como uma representação de como a sua empresa vai atrair clientes.
Deve ser desenvolvido a partir da estruturação dos elementos e etapas que fazem a sua empresa e os serviços que serão oferecidos por ela serem únicos, e como isso será feito na prática.
É por meio do plano de negócios que você vai estabelecer uma visão macro da sua empresa. Isso é fundamental para avaliar, de maneira estratégica, como entregar ao seu cliente o melhor produto ou serviço da maneira mais prática e lucrativa.
Há algumas possibilidades para elaborar o seu modelo de negócios. A mais conhecida e utilizada é por meio de um método chamado de Canvas. Confira a seguir como aplicá-lo.
Como elaborar um modelo de negócios com o Canvas?
Esse método surgiu a partir do livro Business Model Generation, escrito pelos empreendedores Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Com ele, é possível descrever, de maneira detalhada, as partes relacionadas à entrega de valor ao cliente, para que sejam mais facilmente visualizadas durante todos os processos.
O Canvas trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver modelos de negócios por meio de um esquema visual, formando um quadro subdividido em 9 categorias. São elas:
- Segmentos de mercado;
- Proposta de valor;
- Canais;
- Relações com clientes;
- Fonte de renda;
- Atividades-chave;
- Recursos-chave;
- Parcerias-chave;
- Estrutura de custos.
Veremos a seguir cada um deles.
Segmentos de mercado
Essa categoria diz respeito aos segmentos de clientes que serão foco da sua empresa. Comece preenchendo o quadro listando quem são os seus clientes ideais.
É importante definir uma persona, incluindo todas as principais informações para que você e sua equipe tenham em mente o perfil do seu público-alvo.
Todas as atividades planejadas e desenvolvidas pelo seu negócio de energia solar devem girar em torno do campo de segmento de mercado. Afinal, é preciso ter em mente quem você deseja atingir.
Proposta de valor
É a proposta de valor que define o que a sua empresa de energia solar vai oferecer de importante para o mercado e para os clientes interessados em investir nesse tipo de tecnologia.
Essa é uma parte importante ao estruturar seu modelo de negócio, pois determina não apenas qual será a sua atividade, mas como ela vai se diferenciar dos seus concorrentes.
Para preencher essa categoria do Canvas, é preciso pensar qual a solução que sua empresa deseja entregar, e quais são os seus diferenciais para o cliente. É importante ter tudo isso bem claro, pois esse aspecto vai servir para motivar a decisão de um cliente pela sua empresa.
Canais
É preciso pensar também em como as suas soluções de energia solar chegarão até o seu cliente. Procure pensar quais são os melhores canais para alcançar o seu perfil de cliente, e inclua-os em seu modelo de negócio.
Relações com os clientes
Essa categoria do seu Canvas diz respeito a como a sua empresa vai se relacionar com seus clientes. Como você pretende manter esse relacionamento?
No quadro de relações com os clientes, você pode também inserir os canais de comunicação antes das pessoas se tornarem clientes efetivos, e os que são usados para a manutenção dessa relação.
Esse diálogo pode acontecer online, na loja física ou escritório do seu negócio, em um ponto de vendas, etc.
Fontes de renda
As fontes de renda são as formas de obter receita por meio de propostas de valor. Neste quadro, relacione tudo o que representa alguma entrada de dinheiro para o seu negócio, como clientes, estratégias de marketing, etc.
É importante detalhar também quanto e como o seu cliente está disposto a pagar pelo que você oferece, para que você já possa ter uma noção do lucro que terá com a sua empresa de energia solar.
Atividades-chave
No quadro de atividades, você precisa detalhar quais as principais atividades responsáveis pelo valor que será entregue aos seus clientes. Essas atividades precisam ser pensadas sempre como a solução de algum problema a seu cliente ideal.
Se tratando de uma empresa de energia solar, alguns exemplos de serviço que você pode oferecer são o dimensionamento de energia solar, desenvolvimento de projetos fotovoltaicos e instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.
Recursos-chave
Os recursos-chave precisam ser definidos após as atividades-chave da empresa. É preciso descrever o que é necessário para que o seu negócio execute a proposta de valor aos clientes.
Alguns exemplos de recursos-chave são os equipamentos essenciais para executar seu serviço, o capital humano necessário, gastos de manutenção com o local onde será estabelecida sua empresa, e assim por diante.
Parcerias-chave
Neste bloco, você deve inserir as parcerias que contribuem para a entrega do seu negócio, como as atividades realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa.
Deve incluir fornecedores de equipamentos e empresas de financiamento de energia solar, por exemplo.
É preciso estabelecer, de maneira estratégica, quais serão essas empresas, e fazer uma relação completa delas, uma vez que contribuirão diretamente para a qualidade das entregas e serviços ofertados.
Estrutura de custos
Por fim, a última etapa da estruturação do seu modelo de negócio envolve definir os custos necessários para execução e manutenção das suas atividades. Isso vai ajudar a determinar o preço a ser cobrado pelo seu produto ou serviço, sem que isso represente um prejuízo para o seu negócio.
Atente aos custos mais importantes, e liste quais as atividades mais caras relacionadas aos serviços oferecidos.
Depois de preencher o seu Canvas, você terá o modelo de negócio da sua empresa de energia solar. Todos os quadros que compõem o Canvas devem ser preenchidos pensando no valor entregue aos clientes, afinal essa é a finalidade do modelo de negócio.
Esse quadro servirá como referência para a execução das tarefas diárias, com pontos básicos e fundamentais para basear suas decisões.
O Sebrae oferece uma ferramenta gratuita para fazer esse tipo de planejamento, permitindo que o empreendedor desenvolva suas ideias para abrir sua empresa ou repense um modelo de negócio que já existe. Clique aqui para conhecer a ferramenta Canvas disponibilizada pelo Sebrae.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.