Como utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas em energia solar

O WhatsApp Business é uma versão criada a partir do WhatsApp comum, desenvolvida especificamente para empresas, voltada para melhorar a comunicação entre clientes e negócios. Possui várias vantagens para as empresas, se comparado ao WhatsApp tradicional, sendo assim é possível que empresas de energia solar possam usufruir dessa tecnologia para melhorar seu relacionamento com seus clientes e gerar mais vendas.

Criação de um perfil comercial

O WhatsApp Business te permite criar um perfil empresarial, assim consegue adicionar informações importantes sobre você ou sua empresa, como por exemplo: Endereço Horários de funcionamento E-mail Site

Mensagens automáticas

Essa ferramenta é extremamente útil, principalmente se você tem um alto fluxo de contatos, assim consegue personalizar uma mensagem de boas-vindas, com informações relevantes, como horário de funcionamento ou tempo de espera para ser respondido. Assim seu cliente pode aguardar até que você ou um representante consiga atendê-lo.

Catálogo virtual

É possível também criar um catálogo de produtos, de forma completa, contendo informações como: nome do produto, descrição, imagem, preço, código do produto e até inserir um link externo, que direcione o cliente para o seu site ou de um parceiro.

Etiquetas

Com elas você consegue, de maneira fácil e dinâmica, identificar seus clientes, levando em consideração o status atual deste cliente. Através de uma combinação de cores e descrição, você consegue agrupar de forma fácil contatos que estejam em um mesmo ponto da jornada de compra.

Anúncios no WhatsApp

Por fazer parte do grupo Meta, que integra também Facebook e Instagram, o WhatsApp Business tem uma compatibilidade nativa com essas redes sociais. Assim, consegue de maneira fácil realizar anúncios pagos em alguma dessas plataformas e direcionar diretamente seu lead para o WhatsApp, agilizando o contato e tornando a captação de leads mais prática.

Como utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas em energia solar

O WhatsApp Business não substitui completamente o processo tradicional de vendas, e você nem deve se restringir apenas a ele.

Adicione um botão do WhatsApp Business

Você pode adicionar um botão no seu site, ou rede social, que direciona seu contato diretamente para seu WhatsApp. Isso vai tornar sua empresa mais acessível aos olhos do seu cliente, e quanto antes conseguir responder esse contato, melhor é.

Humanize seu contato

Mesmo sendo possível automatizar mensagens e respostas para seus contatos, lembre-se de oferecer um atendimento humanizado aos seus clientes. Dê atenção a eles, tire suas dúvidas e se possível utilize o WhatsApp como ponte, para que consiga marcar uma reunião ou visita presencial. Assim terá possibilidade de estreitar os laços com esse cliente.

Personalize suas mensagens

Mensagens padrões, dão a sensação ao seu cliente de que está conversando com um robô, e assim o primeiro contato acaba sendo frio e sem vida. Por isso, invista um tempo para personalizar suas mensagens.

Crie um perfil comercial profissional

Listamos acima algumas ferramentas que o WhatsApp Business possui, entre elas o perfil comercial. Utilize ele para se destacar da sua concorrência, preenchendo todas as informações pertinentes de maneira profissional, isso fará com que sua credibilidade com seu público alvo aumente.

Portfólio no WhatsApp

Aproveite para exibir para seus clientes seus produtos, a partir do momento que seu cliente visualiza seus painéis solares, baterias e inversores, ele começa a imaginar esse sistema na sua residência ou empresa, e isso também o ajuda a compreender melhor suas funcionalidades.

Compartilhe informações relevantes no WhatsApp

Listas de transmissão: você pode criar listas de transmissão para enviar mensagens para vários contatos de uma única vez. Você também pode dividir essas listas por tipo. Status: o status do WhatsApp é algo que pode ser utilizado para aumentar suas chances de realizar vendas, nele você pode compartilhar fotos, vídeos e links

Tenha constância

É importante ser consistente na sua abordagem e em suas mensagens, procure responder a todos os clientes que entrarem em contato com você, solucionando suas dúvidas de maneira eficiente e com rapidez. Isso tornará sua marca mais forte e criará uma relação de confiança com seus clientes.

O WhatsApp, como toda ferramenta, deve ser usado de maneira responsável e visando os interesses dos seus clientes e da sua empresa. Essa poderosa tecnologia pode ajudá-lo a manter um contato mais próximo com seus leads, facilitando sua comunicação, interação e apresentação de propostas e serviços.

O WhatsApp Business pode ser usado como um cartão de visitas, contendo toda informação necessária para que seu cliente consiga entrar em contato com você, seja por meio de mensagens eletrônicas, e-mail, ou até mesmo pessoalmente.

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