Para equipe de vendas: como ele pode aumentar suas conversões?

WhatsApp

Manter uma boa organização da sua lista de contatos é essencial para garantir que a rotina do seu dia a dia profissional seja fluída e produtiva. Por isso, antes mesmo de pensar em como abordar potenciais clientes pelo WhatsApp, organize seus contatos e salve-os de maneira que consiga encontrá-los facilmente depois.

Uma boa dica é identificar cada um de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontra, e renomeá-los conforme forem avançando no processo. Assim, além de organizar os contatos, você também agrupa aqueles que estão em um mesmo estágio da jornada de compras.

Crie listas de transmissão 

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Listas de transmissão são listas de contatos configuradas pelo próprio usuário do WhatsApp, para envio de mensagens para grandes quantidades de pessoas de uma só vez. As mensagens são entregues para todos os contatos da lista que tenham seu número salvo no celular.

Pelas listas de transmissão, você pode organizar seus contatos de maneira segmentada, de acordo com as etapas do funil de vendas, por exemplo, ou conforme julgar mais prático. Assim, pode enviar mensagens personalizadas para diferentes grupos de pessoas, o que é muito útil para o marketing.

Faça um planejamento de conteúdo 

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É hora de fazer um planejamento estratégico sobre os conteúdos que serão enviados por WhatsApp. Um cronograma vai te ajudar a ter um melhor direcionamento para guiar a persona da empresa pelas etapas do funil.

Pense o tipo de conteúdo que deve ser enviado em cada lista de transmissão, qual a frequência adequada e como variar os formatos para chamar mais atenção e manter seus contatos interessados no que sua empresa tem a oferecer.

Use o app para fazer follow-up

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O follow-up de vendas é o processo de manter contato com um potencial cliente durante a sua jornada de compra. É uma forma de manter o interesse do cliente, identificar suas necessidades, construir um relacionamento com ele e, assim, aumentar as chances de fechar a venda.

Explore outras versões do app 

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O WhatsApp Business nada mais é que uma versão comercial da ferramenta, criada para facilitar o atendimento de pequenas, médias e grandes empresas e seu relacionamento com os clientes.

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Há diversos recursos interessantes que podem ser explorados pelo WhatsApp Business, como links e catálogos de produtos e serviços, possibilidade de automatização de mensagens e inserção de informações sobre a sua empresa.

Divulgue as redes sociais e o WhatsApp da empresa

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Vale a pena divulgar o número de contato pelo WhatsApp tanto nos locais de destaque de cada rede (como na bio e nos stories fixados do Instagram, por exemplo), quanto nos posts, assim você deixa essa informação acessível e tem a oportunidade de reforçá-la com certa frequência.

Automatize processos 

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Com a ferramenta para programar mensagens automáticas, o WhatsApp Business torna a interação inicial entre empresa e cliente mais rápida e prática, informando também sobre os horários de atendimento.

Além dos recursos que o próprio WhatsApp disponibiliza, há também a possibilidade de contar com sistemas de CRM, que também permitem a programação prévia de envios e uma análise mais completa e aprofundada sobre o desempenho individual e coletivo em cada canal de aquisição e vendas.

Ofereça um atendimento diferenciado

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Vale a pena pontuar a importância do uso do WhatsApp para aprimorar o atendimento prestado pela equipe de vendas, principalmente quando aliado a um bom CRM. O aplicativo de mensagem oferece a oportunidade de estar mais próximo dos seus potenciais clientes e oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado.

Gostou das nossas dicas para obter melhores conversões pelo WhatsApp? Coloque-as em prática, adaptando as técnicas para a sua realidade e características da sua empresa.