Manter uma boa organização da sua lista de contatos é essencial para garantir que a rotina do seu dia a dia profissional seja fluída e produtiva. Por isso, antes mesmo de pensar em como abordar potenciais clientes pelo WhatsApp, organize seus contatos e salve-os de maneira que consiga encontrá-los facilmente depois.
Uma boa dica é identificar cada um de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontra, e renomeá-los conforme forem avançando no processo. Assim, além de organizar os contatos, você também agrupa aqueles que estão em um mesmo estágio da jornada de compras.
É hora de fazer um planejamento estratégico sobre os conteúdos que serão enviados por WhatsApp. Um cronograma vai te ajudar a ter um melhor direcionamento para guiar a persona da empresa pelas etapas do funil.
Pense o tipo de conteúdo que deve ser enviado em cada lista de transmissão, qual a frequência adequada e como variar os formatos para chamar mais atenção e manter seus contatos interessados no que sua empresa tem a oferecer.
O follow-up de vendas é o processo de manter contato com um potencial cliente durante a sua jornada de compra. É uma forma de manter o interesse do cliente, identificar suas necessidades, construir um relacionamento com ele e, assim, aumentar as chances de fechar a venda.
Vale a pena divulgar o número de contato pelo WhatsApp tanto nos locais de destaque de cada rede (como na bio e nos stories fixados do Instagram, por exemplo), quanto nos posts, assim você deixa essa informação acessível e tem a oportunidade de reforçá-la com certa frequência.
Além dos recursos que o próprio WhatsApp disponibiliza, há também a possibilidade de contar com sistemas de CRM, que também permitem a programação prévia de envios e uma análise mais completa e aprofundada sobre o desempenho individual e coletivo em cada canal de aquisição e vendas.
Vale a pena pontuar a importância do uso do WhatsApp para aprimorar o atendimento prestado pela equipe de vendas, principalmente quando aliado a um bom CRM. O aplicativo de mensagem oferece a oportunidade de estar mais próximo dos seus potenciais clientes e oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado.