Antes de começar a criar histórias, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo. Pense em quem são seus clientes em potencial e quais são suas necessidades e desejos. O desenvolvimento das personas do seu negócio é fundamental nesse momento. Isso ajudará a criar histórias que se conectem emocionalmente com seus clientes e os inspirem a tomar uma iniciativa.
Para desenvolver um bom storytelling, pense nos projetos que você já realizou, cases de sucesso de clientes e histórias sobre o impacto da energia solar na sua comunidade e para o meio ambiente. Seja criativo e inovador, é isso que vai fazer com que você se destaque em relação às demais empresas de energia solar. Crie histórias únicas, que tenham impacto positivo em sua audiência.
O processo de desenvolvimento de uma narrativa envolvente depende de um enredo claro e uma estrutura bem definida. Lembre-se que a forma como sua história é contada representa uma grande parte do poder do storytelling.
Certifique-se de que sua equipe de vendas esteja bem treinada e atualizada para usar o storytelling em suas interações com os clientes. Eles devem ser capazes de contar as histórias da empresa e dos clientes de forma envolvente, para que isso sirva como incentivo para que escolham a energia solar como solução para suas necessidades energéticas.
Dados como a previsão de economia na conta de luz, por exemplo, podem ser determinantes para convencer um cliente a investir em energia solar. Isso ajuda a fortalecer sua mensagem e ainda mostra às pessoas interessadas que a energia solar é uma solução eficaz e comprovada.
Para que sua história seja eficaz, ela precisa ser autêntica e verdadeira. Criar histórias falsas ou exageradas apenas para vender mais pode não ser uma boa ideia. Isso pode soar forçado e você ainda corre o risco de que seus clientes percebam que você não está sendo totalmente honesto.
Crie posts e vídeos envolventes e compartilhe-os em suas redes sociais, site e outras plataformas online. Isso ajudará a aumentar a conscientização sobre sua empresa e seus produtos e serviços. É interessante variar nos formatos, desde publicações estáticas até vídeos, que são mais dinâmicos e geralmente geram mais engajamento no público.
Explore essa oportunidade, pode ser uma ótima maneira de mostrar o impacto positivo dessa tecnologia na vida das pessoas e ainda gerar mais credibilidade à sua empresa por meio da prova social.
Uma das principais marcas que obtêm sucesso com seu storytelling é a Coca-Cola. Prova disso é o sentimento de otimismo, magia, positividade e união que ela consegue provocar em sua audiência. Para divulgar a campanha “Share a Coke”, a marca ilustrou suas latas e garrafas com centenas de nomes, incentivando as pessoas a compartilharem a bebida com amigos e familiares.