Storytelling: O que é, Importância e como aplicar para vender energia solar?

O que é storytelling?

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O termo “storytelling” é formado pela junção de duas palavras: “story” (história) e “telling” (a ação de contar ou narrar algo).

O storytelling só passou a ser encarado como ferramenta de comunicação digital em 1933, nos Estados Unidos, devido a um projeto lançado por Joe Lambert e intitulado “American Film Institute”. Seu objetivo era estimular pessoas a contarem suas histórias de vida utilizando uma linguagem voltada para o meio digital.

Muita coisa aconteceu desde então, e hoje o storytelling é uma técnica amplamente utilizada para engajar a audiência. Diferentes áreas reconhecem seu valor, como o mercado de vendas, publicidade, cinema, teatro, literatura e muitas outras.

O storytelling pode ser utilizado como uma ferramenta de persuasão e influência, especialmente no mercado de vendas. Ao contar histórias envolventes sobre os benefícios de um produto ou serviço, é possível gerar uma conexão com o cliente e tornar a oferta mais atraente e persuasiva.

Por que é importante explorar o storytelling?

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Uma das principais é que a energia solar ainda é uma tecnologia relativamente nova e, por isso, muitas pessoas ainda a desconhecem, ou não estão cientes de todos os benefícios e possibilidades que ela oferece.

Recorrendo ao storytelling, é possível traduzir esses conceitos técnicos em narrativas mais acessíveis e interessantes, permitindo que o público entenda melhor as vantagens e possibilidades da energia solar.

Explorar o storytelling também é interessante do ponto de vista da conscientização. Ao compartilhar histórias sobre seu impacto ambiental positivo, é possível inspirar outras pessoas a considerarem a energia solar como uma alternativa ecologicamente consciente para suas necessidades energéticas.

Como aplicar storytelling para vender energia solar?

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Ao contar a história de um cliente que conseguiu reduzir drasticamente sua conta de energia após instalar um sistema solar em sua casa, por exemplo, é possível mostrar como a energia solar pode trazer benefícios tangíveis para a vida das pessoas.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para criar uma boa história, como a definição de personagens, enredo, contexto e mensagem. É importante que a história seja interessante e cativante, para que a audiência se sinta motivada a prestar atenção e se envolver com a narrativa.

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Conheça sua audiência

Antes de começar a criar histórias, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo. Pense em quem são seus clientes em potencial e quais são suas necessidades e desejos. O desenvolvimento das personas do seu negócio é fundamental nesse momento. Isso ajudará a criar histórias que se conectem emocionalmente com seus clientes e os inspirem a tomar uma iniciativa.

Crie sua história

Para desenvolver um bom storytelling, pense nos projetos que você já realizou, cases de sucesso de clientes e histórias sobre o impacto da energia solar na sua comunidade e para o meio ambiente. Seja criativo e inovador, é isso que vai fazer com que você se destaque em relação às demais empresas de energia solar. Crie histórias únicas, que tenham impacto positivo em sua audiência.

Desenvolva uma narrativa envolvente

O processo de desenvolvimento de uma narrativa envolvente depende de um enredo claro e uma estrutura bem definida. Lembre-se que a forma como sua história é contada representa uma grande parte do poder do storytelling.

Treine sua equipe de vendas

Certifique-se de que sua equipe de vendas esteja bem treinada e atualizada para usar o storytelling em suas interações com os clientes. Eles devem ser capazes de contar as histórias da empresa e dos clientes de forma envolvente, para que isso sirva como incentivo para que escolham a energia solar como solução para suas necessidades energéticas.

Explore dados e fatos

Dados como a previsão de economia na conta de luz, por exemplo, podem ser determinantes para convencer um cliente a investir em energia solar. Isso ajuda a fortalecer sua mensagem e ainda mostra às pessoas interessadas que a energia solar é uma solução eficaz e comprovada.

Seja autêntico

Para que sua história seja eficaz, ela precisa ser autêntica e verdadeira. Criar histórias falsas ou exageradas apenas para vender mais pode não ser uma boa ideia. Isso pode soar forçado e você ainda corre o risco de que seus clientes percebam que você não está sendo totalmente honesto.

Use mídias sociais e outras plataformas

Crie posts e vídeos envolventes e compartilhe-os em suas redes sociais, site e outras plataformas online. Isso ajudará a aumentar a conscientização sobre sua empresa e seus produtos e serviços. É interessante variar nos formatos, desde publicações estáticas até vídeos, que são mais dinâmicos e geralmente geram mais engajamento no público.

Use depoimentos de clientes satisfeitos

Explore essa oportunidade, pode ser uma ótima maneira de mostrar o impacto positivo dessa tecnologia na vida das pessoas e ainda gerar mais credibilidade à sua empresa por meio da prova social.

Cases de sucesso para te inspirar

Uma das principais marcas que obtêm sucesso com seu storytelling é a Coca-Cola. Prova disso é o sentimento de otimismo, magia, positividade e união que ela consegue provocar em sua audiência. Para divulgar a campanha “Share a Coke”, a marca ilustrou suas latas e garrafas com centenas de nomes, incentivando as pessoas a compartilharem a bebida com amigos e familiares.

Outro exemplo inspirador de como o storytelling pode ser explorado vem da Nike, com sua máxima “Just Do It”, que se tornou um dos exemplos mais clássicos de uso dessa ferramenta. A campanha usa atletas de sucesso para incentivar as pessoas a superarem seus limites e alcançarem seus objetivos. A mensagem é simples e poderosa, e tornou-se um dos slogans mais reconhecidos em todo o mundo.

A Apple também tem alguns cases de sucesso de storytelling nos quais vale a pena se inspirar. Por meio da frase de efeito “Think Different”, lançada em 1997, a marca passou a ser considerada uma referência em campanhas de publicidade. A ideia era celebrar as pessoas que "pensam diferente", usando personalidades como Albert Einstein, Martin Luther King Jr. e Gandhi para ilustrar sua mensagem. O impacto foi tão grande que até hoje, mais de 20 anos depois, continua servindo como inspiração.