A corrosão é um processo eletroquímico natural que afeta diversos materiais, principalmente metais e ligas, quando expostos às condições ambientais.
Os painéis solares, embora concebidos para resistir às condições exteriores, estão expostos a forças naturais e o teor de umidade nesses elementos inicia reações eletroquímicas centrais para a corrosão.
Fatores que levam à corrosão dos painéis solares
Exposição a elementos ambientais
A escolha dos materiais influencia na suscetibilidade à corrosão. O alumínio, apesar da resistência à corrosão, quando entra em contato com metais diferentes, como aço ou cobre, desencadeia corrosão galvânica.
Seleção de materiais
A manutenção de rotina é crítica para prevenir e mitigar a corrosão em painéis solares. Negligenciar a limpeza e a inspeção cria condições favoráveis à corrosão.
Manutenção Negligenciada
A consideração dos materiais dos componentes do painel solar é vital para reduzir a suscetibilidade à corrosão. Sempre opte por metais, ligas e revestimentos adequados e resistentes à corrosão.
Prevenindo e mitigando a corrosão dos painéis solares
Seleção cuidadosa de materiais
A limpeza e inspeção regulares dos painéis solares são indispensáveis para prevenir o acúmulo de contaminantes que contribuem para a corrosão. Devendo ser realizada com detergentes suaves e escovas macias.
Manutenção de rotina
A aplicação de revestimentos e películas protetoras em componentes críticos adiciona uma camada extra de defesa contra a corrosão, servindo como barreiras à umidade e aos contaminantes ambientais.
Revestimentos e medidas de proteção
A avaliação minuciosa das condições ambientais locais ajuda a identificar potenciais riscos de corrosão e informa estratégias de mitigação.