É o modelo mais utilizado e uma boa opção de custo-benefício . Composto por barro, motivo pelo qual possui como vantagem o isolamento térmico, além da facilidade na limpeza e alta durabilidade.
A a telha é pesada, por esse motivo requer manutenção frequente e exige uma boa estrutura do imóvel, caso contrário, será preciso o uso de base reforçada para que ele não seja prejudicado.
Proporciona uma estética mais contemporânea ao imóvel. Garante alta durabilidade e controle de temperatura do local, conta com variedade de cores e possibilita o uso em inclinações acentuadas.
A porosidade do material exige muita manutenção, e por ser mais pesado do que o de cerâmica, é preciso que a estrutura do local seja forte e, às vezes, é preciso uma base mais reforçada.
É o substituto das telhas de amianto, leve, resistente e com custo menor do que as telhas anteriores, garante isolamento térmico e sua composição não exige reforço na estrutura do imóvel.
Absorve o calor externo, assim, é preciso investir em forro ou laje para evitar altas temperaturas dentro do local e exige atenção redobrada para evitar problemas com chuvas e ventos.
É leve e resistente, é possível encontrar diversas cores e formatos. Não há necessidade de reforço na estrutura para sua instalação e oferece isolamento acústico/térmico.
Pode aquecer o ambiente além do desejado pelos moradores. Além disso, sua durabilidade é reduzida ao ser comparado com os outros telhados, principalmente o de cerâmica.