Qual a diferença entre pipeline e funil de vendas?

Por mais que seus nomes e estruturas possam ser, de alguma forma, semelhantes, o pipeline e o funil de vendas têm conceitos bem diferentes.

Antes de qualquer coisa, é importante pontuar que ambos são representações visuais utilizadas no processo de vendas de uma empresa.

Pipeline de vendas

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O pipeline é um conjunto de ações que devem ser tomadas por quem faz parte da equipe de vendas.

São práticas com o intuito de estimular os leads a avançar na jornada de compra.

Por meio do pipeline, é possível identificar quais ações o time de vendas deve realizar em cada uma dessas etapas

Essas etapas são:

– Primeiro contato; – Follow-up; – Envio da proposta; – Negociação; – Fechamento; – Pós-venda.

Funil de vendas

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O funil de vendas, por sua vez, está voltado para a organização dos passos dos usuários desde a atração do lead até a sua conversão.

é como um tipo de mapa ou representação do caminho percorrido pelo cliente até que seu contato com a empresa seja definitivamente firmado por meio da compra ou contratação de um serviço.

o funil de vendas também é composto por etapas, de modo a acompanhar essa complexidade.

São elas:

– Topo do funil: aprendizado; – Meio do funil: reconhecimento do problema; – Fundo do funil: decisão da compra; – Pós-funil: recomendação e avaliação da experiência.

Qual estratégia escolher?

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Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, simplesmente porque não há uma ferramenta que seja melhor do que a outra.

o indicado é aprender a identificar qual o momento certo de utilizar cada uma delas.

Para isso, é preciso estudar sua empresa e conhecer a fundo e com detalhes as etapas do processo comercial e da jornada de compra do cliente.

Essa tarefa pode ser realizada por meio do controle de leads, e por isso pode ser necessário recorrer a um sistema de CRM.

Como são complementares, oferecem uma melhor cobertura a respeito da compreensão de todos os processos que acompanham vendedor e leads durante a jornada de compra.