Por meio do pipeline, é possívelidentificar quais açõeso time de vendas deve realizar em cada uma dessas etapas
Essas etapas são:
– Primeiro contato;– Follow-up;– Envio da proposta;– Negociação;– Fechamento;– Pós-venda.
Funil de vendas
O funil de vendas, por sua vez, está voltado para aorganização dos passos dos usuários desde a atração do lead até a sua conversão.
é como um tipo de mapa ou representação do caminho percorrido pelo cliente até que seu contato com a empresa seja definitivamente firmado por meio da compra ou contratação de um serviço.
o funil de vendas também écomposto por etapas, de modo a acompanhar essa complexidade.
– Topo do funil: aprendizado;– Meio do funil: reconhecimento do problema;– Fundo do funil: decisão da compra;– Pós-funil: recomendação e avaliação da experiência.
Qual estratégia escolher?
Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, simplesmente porque não há uma ferramenta que seja melhor do que a outra.
o indicado é aprender a identificar qual o momento certo de utilizar cada uma delas.
Para isso, é preciso estudar sua empresa e conhecer a fundo e com detalhes as etapas do processo comercial e da jornada de compra do cliente.
Essa tarefa pode ser realizada por meio do controle de leads, e por isso pode ser necessário recorrer a um sistema de CRM.
Como são complementares, oferecem uma melhor cobertura a respeito da compreensão de todos os processos que acompanham vendedor e leads durante a jornada de compra.