Quais são as etapas da jornada do comprador em energia solar?

A jornada de compra ou jornada do comprador é um modelo utilizado para definir o estágio que um lead ou potencial cliente se encontra ao longo do processo de compra. Isso é feito a partir de um entendimento sobre os hábitos de consumo de potenciais clientes e o que eles estão buscando na internet.

O que é a jornada do comprador?

A partir desse conhecimento, é possível direcionar o consumidor de maneira mais eficiente, ajudando-o a tomar uma decisão por meio de conteúdos relacionados às suas expectativas e necessidades.

Para cada etapa de compra, a equipe de marketing deve preparar materiais com informações para conduzir o consumidor, qualificá-lo enquanto lead e facilitar o trabalho da equipe comercial, aumentando as chances de concluir o negócio.

Antes que isso aconteça, o cliente percorre um caminho (uma verdadeira jornada) que vai desde o reconhecimento do problema e descoberta de uma solução possível até o momento no qual decide efetuar a compra do produto ou serviço.

Compreender quais são essas etapas e o que acontece durante cada uma delas é importante para definir estratégias mais eficazes, com potencial para que o lead avance com mais agilidade rumo à decisão de compra.

Com uma jornada bem estruturada, é mais fácil identificar o nível de maturidade do lead e se ele está pronto para avançar no processo comercial. Confira a seguir mais detalhes sobre as etapas da jornada de compra e como desenvolvê-las no setor de energia solar fotovoltaica.

Quais as etapas da jornada do comprador de energia solar?

Aprendizado e descoberta

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Essa é a primeira etapa da jornada do comprador, quando o cliente ainda não sabe ou não tem muita certeza de que possui um problema que precisa ou pode ser resolvido. É nesse momento que o cliente começa a desenvolver interesse por determinado tema, sendo esse uma ocasião estratégica para capturar sua atenção. Como quando ele começa a se incomodar com o valor da sua conta de luz, no caso da venda de energia solar.

Dessa forma, você disponibiliza um material valioso para ajudar consumidores em seu dia a dia, que pode ser facilmente encontrado através de uma simples busca na internet ou por compartilhamentos nas redes sociais.

Reconhecimento do problema

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Depois de passar pela etapa anterior, a pessoa chega no momento de reconhecimento do problema. Chegando na segunda etapa da jornada de compra, o lead já se aprofundou um pouco mais no tema, sendo essa a melhor hora para revelar que ele tem um problema. A partir disso, ele começa a pesquisar e estudar mais o problema que ele descobriu, que faz parte da sua vida ou do seu cotidiano, buscando possíveis soluções para ele.

Desenvolva conteúdos como: Planilhas para monitorar os gastos (com cada eletrodoméstico ou de acordo com cada mês); – “O que você não sabia sobre a sua conta de luz”; – “Como implementar uma campanha de economia de energia em sua empresa”.

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Consideração da solução

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Depois que o consumidor percebe que tem um problema, ele provavelmente vai buscar até encontrar uma solução. É hora de mostrar porque a energia solar é uma boa solução para ele. Para isso, é interessante criar um senso de urgência para que ele avance na jornada de compra e não tenha tempo de ir atrás de outras soluções ou considerar as ofertas da concorrência.

Aqui seriam úteis conteúdos como: – “Como a energia solar pode ajudar a reduzir os gastos da sua empresa”; – “Como a empresa X diminuiu pela metade seus gastos com energia elétrica”; – “Cuidados que você precisa ter ao escolher um sistema fotovoltaico”.

Decisão de compra

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Nessa etapa, é importante reforçar as vantagens de fechar um negócio com você e convencê-lo de que a sua solução é a escolha certa para ele. Mostre os diferenciais da sua empresa e agregue ainda mais valor ao seu negócio. Além de servir como estratégia para nutrição desses leads, a jornada facilita sua segmentação para obter melhores resultados com suas campanhas de marketing.

É um processo de venda que envolve desenvolver ações para cada etapa da jornada, assumir riscos, monitorar resultados e fazer as adaptações necessárias.

Empresas que conhecem bem seus clientes e entendem os seus hábitos de consumo certamente terão maior facilidade em identificar em qual momento da compra cada lead se encontra e o que ele precisa para avançar para a próxima etapa.

Ficou claro para você quais são as etapas do processo de compra? Busque identificar em que fase da jornada cada cliente está localizado no momento e adapte suas estratégias de persuasão para melhor atender às suas demandas.