Essa é a primeira etapa da jornada do comprador, quando o cliente ainda não sabe ou não tem muita certeza de que possui um problema que precisa ou pode ser resolvido. É nesse momento que o cliente começa a desenvolver interesse por determinado tema, sendo esse uma ocasião estratégica para capturar sua atenção. Como quando ele começa a se incomodar com o valor da sua conta de luz, no caso da venda de energia solar.
Depois de passar pela etapa anterior, a pessoa chega no momento de reconhecimento do problema. Chegando na segunda etapa da jornada de compra, o lead já se aprofundou um pouco mais no tema, sendo essa a melhor hora para revelar que ele tem um problema. A partir disso, ele começa a pesquisar e estudar mais o problema que ele descobriu, que faz parte da sua vida ou do seu cotidiano, buscando possíveis soluções para ele.
Depois que o consumidor percebe que tem um problema, ele provavelmente vai buscar até encontrar uma solução. É hora de mostrar porque a energia solar é uma boa solução para ele. Para isso, é interessante criar um senso de urgência para que ele avance na jornada de compra e não tenha tempo de ir atrás de outras soluções ou considerar as ofertas da concorrência.
Nessa etapa, é importante reforçar as vantagens de fechar um negócio com você e convencê-lo de que a sua solução é a escolha certa para ele. Mostre os diferenciais da sua empresa e agregue ainda mais valor ao seu negócio. Além de servir como estratégia para nutrição desses leads, a jornada facilita sua segmentação para obter melhores resultados com suas campanhas de marketing.