Energia solar: Europa investe na Nigéria

A UE aprovou uma facilidade de capital de giro de 3,4 milhões de dólares a partir de um projeto local para a Nigéria. Ainda, espera-se um investimento total de 30 milhões de dólares dedicado ao mercado nigeriano de energia renovável.

O investimento espera entregar eletricidade através da energia solar para mais de 76 mil habitantes do país. Esse projeto será desenvolvido pela startup de tecnologia solar, Okra Solar, que receberá o capital de giro.

A empresa vende um kit de nome Okra Pod, que contém painéis fotovoltaicos, inversores e baterias. Através do investimento europeu, a empresa poderá produzir mais desses kits e instalá-los em diversas localidades.

Ao que tudo indica, nos próximos 3 anos, 30 mil residências devem receber acesso a um desses kits de energia solar. Isso impactaria entre 50 mil e 80 mil habitantes que ainda não possuem acesso à eletricidade.

O que as autoridades esperam

A princípio, Afnan Hannan, co-fundador e CEO da Okra Solar Energy, afirmou a dificuldade de democratizar a eletricidade no país. Segundo ele, 80 milhões de nigerianos não estão integrados à rede elétrica local.

Por fim, ainda podem existir outros benefícios europeus para países que necessitam de ajuda para complementar sua infraestrutura de energia sustentável. Essas parcerias, com certeza, são importantes para o avanço da sociedade e da sustentabilidade.