Por que a energia solar fica cada vez mais barata?

NOTÍCIA

Seta

A energia solar é uma tecnologia nova, comparada a muitas outras que existem no mercado há mais tempo. Além disso, o que antes era muito caro e inacessível, está cada vez mais próximo da realidade de mais pessoas. Mas você já parou para se perguntar como essa tecnologia teve seu preço tão reduzido em pouco tempo? Hoje trazemos as explicações de como, em menos de 50 anos, a geração solar tornou- se a mais barata de todas as fontes de eletricidade.

Em 1976, o preço por watt de energia gerada pela energia solar fotovoltaica era superior a 100 dólares. Em 2019, já era inferior a 50 centavos de dólar por watt, uma queda de preço de 99,6%. Além disso, nos últimos 14 anos, o preço caiu 90%, mostrando a aceleração do acesso à tecnologia. Então, o que está por trás dessa queda incrível? A indústria teve um importante papel.

Investimentos públicos em energia solar

Contudo, o principal impulsionador foi a política governamental com visão de futuro e o subsídio à energia solar por países com maiores recursos financeiros em escala global. No período menor que uma vida humana, a energia solar se transformou de uma tecnologia de nicho para a maneira mais barata de levar energia limpa e confiável a bilhões de pessoas em todo o mundo.

Mas os mercados que nos trouxeram esses preços mais baixos não apareceram magicamente por alguma mão invisível. Líderes políticos em países de todo o mundo criaram esses mercados e depois os subsidiaram por décadas no valor de bilhões de dólares. “Ao investir esse dinheiro, você reduz os custos da energia solar a ponto de não precisar mais subsidiá-la.”

Uma das principais formas que os governos têm de financiar o avanço da energia solar é através da melhoria da tecnologia. Esses estudos e avanços precisam essencialmente das universidades.

A importância da ciência

Esses locais são os principais centros de estudos, reflexões e avanços tecnológicos. Por isso há quem siga a carreira acadêmica, pois é um trabalho na ciência. Assim, bolsas de estudos e de projetos científicos ajudam a manter os melhores alunos e profissionais com dedicação total em melhorias para a população.

A importância da ciência

Através das melhorias nas tecnologias, os dispositivos ficam mais eficientes e com melhores materiais em suas estruturas. Então, além de diminuir o custo de produção e venda, também melhora a durabilidade dos painéis solares.

A importância da ciência

Assim, a energia solar tornou- se cada vez mais barata e, também, mais acessível, tanto financeiramente, quanto em uso de espaço para sua instalação. Por fim, daqui a 50 anos esta realidade pode ser ainda melhor, através da expansão deste setor em cada vez mais países.

A importância da ciência

O Brasil adicionou 9.3 GW em energia solar fotovoltaica em 2022, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com o acréscimo, a capacidade operacional da fonte superou 23 GW no País, registrando um avanço de quase 66% no período.

O crescimento da energia solar no Brasil!