Painéis solares nos trilhos de trem

Solfácil

Na Suíça, uma startup chamada Sun-Ways teve a ideia de implementar painéis solares nos vãos dos trilhos de trem. O projeto ainda está em processo embrionário, mas é uma grande novidade para o setor de energia solar

A ideia do projeto pode parecer inconcebível para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo é muito interessante. A empresa suíça desenvolveu um trem que utiliza um sistema de pistões para desenrolar os painéis solares ao longo dos trilhos.

Assim, facilmente eles são instalados nos trilhos de qualquer local que já tenha malha ferroviária própria. Além disso, é possível remover cada parte do sistema fotovoltaico para manutenção e limpeza.

Por mais que alguns locais do mundo tenham uma boa malha ferroviária, não é a maioria dos países que possuem. Então, qual seria o impacto deste projeto? Segundo a própria startup, existem mais de 5 mil quilômetros de trilhos apenas na Suíça.

Caso cobrissem tudo isso com painéis solares, seria possível preencher 760 campos de futebol. Por fim, isso poderia gerar 1 TWh, o que equivale a 2% do consumo total de eletricidade no país por ano.

Além disso, a empresa quer também partir para outros países, como Itália e Alemanha, impactando ainda mais o setor. Para os donos do projeto, cerca de metade da malha ferroviária do mundo pode receber seu projeto.

Mesmo com a ideia inovadora, alguns problemas foram levantados. Um exemplo foi a alta vibração que os trens geram, que levantam poeira e cascalhos do chão. Isso poderia gerar microfissuras nos dispositivos, afetando o desempenho e gerando custos de manutenção.

Por outro lado, a Sun-Ways afirma que seus painéis solares são mais resistentes que os residenciais. Possuindo tecnologia o suficiente para garantir o bom funcionamento e a segurança de todos.