O que é o lead de vendas 4.0? Como fazer sua gestão em empresas de energia solar?

Falar  de Vendas 4.0 é falar da adaptação do processo de vendas às atuais demandas da sociedade, o que engloba a aplicação, no campo das negociações, dos conceitos e ferramentas que estão sendo mais utilizados atualmente.

Esse momento é marcado principalmente pelo foco no relacionamento com o cliente. Sendo assim, é preciso priorizar métodos e práticas que ajudem a construir um vínculo natural e espontâneo com o público e com cada consumidor em particular, o que aumenta as chances de que se tornem clientes.

O que são leads?

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Leads são os potenciais compradores dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Esse termo refere-se especificamente a indivíduos que, em algum momento, demonstraram interesse sobre o seu negócio de energia solar ou a solução que você comercializa, e chegaram a compartilhar dados de contato e informações a respeito de si próprios.

Essas informações que os leads liberam para sua empresa podem e devem ser utilizadas pela sua empresa para identificar oportunidades de negócio. De acordo com o perfil, um lead pode se encaixar na categoria de vendas ou de marketing.

Leads de Vendas 4.0 são, portanto, aqueles obtidos por meio dos recursos mencionados anteriormente, como, por exemplo, leads gerados pelas redes sociais, landing pages, campanhas de marketing, etc. São, basicamente, potenciais clientes encontrados por meio de ferramentas digitais.

Como gerir leads de Vendas 4.0 em empresas de energia solar?

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Uma boa gestão desse tipo de leads deve ser capaz de identificar oportunidades, categorizar interesses, segmentar o público e implementar técnicas voltadas para a conversão. Para de fato conseguir fechar um negócio e garantir a satisfação do cliente, é importante seguir 6 etapas principais, que são as seguintes:

1. Atração e conteúdo relevante

Essa estratégia tem tudo a ver com o marketing de conteúdo, que é voltado para a oferta de conteúdo relevante em blogs e redes sociais com o intuito de atrair, engajar os clientes e muni-los de informação de qualidade a respeito da energia solar e suas vantagens.

2. Captação de leads

Depois de atrair as pessoas que estão interessadas em saber mais sobre energia solar, é importante saber como captar leads. Para isso, desenvolva oportunidades adequadas, como landing pages e formulários que possam ser respondidos rapidamente.

3. Segmentação

Agora que você já captou os leads, é hora de segmentá-los, ou seja, separá-los de acordo com alguns perfis. Alguns critérios que podem ser utilizados para fazer essa segmentação são: tipo de interesse, nível de maturidade, preferências, etc.

4. Fluxo de nutrição

Nutrir leads significa estabelecer uma organização de como serão feitas as próximas interações. É preciso pensar em formas de estimular o interesse do lead e aumentar a conexão com ele.

5. Qualificação de leads

Qualificar leads significa atribuir pontos de acordo com o volume e a  qualidade das interações que foram realizadas entre cliente e empresa durante a etapa de nutrição. Para facilitar isso, existe o método de lead scoring, que ajuda a identificar e priorizar os leads mais qualificados e, assim, aumentar as chances de conversão em vendas.

Conversão das vendas 4.0

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Ao final desse processo, o melhor resultado possível é conseguir realizar uma conversão, o que não impede que as etapas anteriores se repitam. Afinal, é possível nutrir clientes que já fecharam uma instalação de sistema de energia solar, por exemplo, oferecendo vantagens para fechar um pacote de manutenção dos painéis.