Ao monitorar esses dados, você pode verificar a eficácia das ações de cada etapa do funil de vendas, ou seja, se estão gerando um bom número de leads para serem trabalhados pela equipe de vendas. Para manter um controle atualizado da quantidade de leads gerados, esteja atento aos dados de potenciais clientes, seja por meio de cadastro em newsletter, conteúdos baixados, inscrições em eventos etc.
Qualificar leads é o processo de identificar e classificar potenciais clientes que mostraram interesse no seu produto ou serviço, a fim de determinar quais deles têm mais possibilidades de se tornarem clientes de fato. Investir na nutrição dos leads é fundamental para que a equipe de vendas consiga manter uma boa taxa de conversão.
Ticket médio é o valor médio gasto por cliente em uma transação ou visita a sua empresa. Ele é calculado dividindo o faturamento total pelo número de transações ou clientes. Essa métrica serve para medir a eficiência de uma empresa e acompanhar o sucesso de suas estratégias de vendas e marketing. Pode ser utilizada para comparar diferentes períodos de tempo e para avaliar o desempenho de diferentes produtos ou serviços.
O Custo de Aquisição por Cliente, ou simplesmente CAC, é o custo que uma empresa tem até que um consumidor se torne cliente. Por meio do CAC, fica mais fácil identificar áreas onde a empresa pode melhorar suas estratégias para reduzir os custos e aumentar a eficiência do processo de aquisição de clientes.
Toda empresa precisa ter um controle sobre a quantidade de negócios fechados em um determinado período de tempo, para estabelecer metas e saber se elas de fato estão sendo alcançadas. Quando aliado a outros indicadores (como o ticket médio), este indicador se torna ainda mais importante para o direcionamento das estratégias de vendas.
Outro indicador de conversão que é interessante manter em vista é o ciclo de vendas, que determina o tempo necessário desde o primeiro contato de um potencial cliente até realizar uma compra com a empresa.
Essa taxa é um dos indicadores de maior importância em relação às vendas. Ao relacionar a quantidade de oportunidades geradas e as que de fato se converteram em vendas, você consegue avaliar a eficiência da sua equipe comercial. Vale a pena analisar a taxa de conversão em conjunto com o CAC e o LTV do cliente, para identificar estratégias que sejam eficientes e rentáveis.