O que são indicadores de conversão? E como calcular a taxa?

Indicadores de conversão são métricas utilizadas para medir o desempenho de uma campanha de marketing ou site, com o objetivo de avaliar se os visitantes estão realizando as ações desejadas, como fazer uma compra, preencher um formulário de contato, entre outros.

Existem vários indicadores de conversão que podem ser usados para medir o desempenho de uma campanha de marketing ou site. Veremos os principais a seguir.

Quais os principais indicadores de conversão?

Quantidade de leads gerados

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Ao monitorar esses dados, você pode verificar a eficácia das ações de cada etapa do funil de vendas, ou seja, se estão gerando um bom número de leads para serem trabalhados pela equipe de vendas. Para manter um controle atualizado da quantidade de leads gerados, esteja atento aos dados de potenciais clientes, seja por meio de cadastro em newsletter, conteúdos baixados, inscrições em eventos etc.

Número de leads qualificados

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Qualificar leads é o processo de identificar e classificar potenciais clientes que mostraram interesse no seu produto ou serviço, a fim de determinar quais deles têm mais possibilidades de se tornarem clientes de fato. Investir na nutrição dos leads é fundamental para que a equipe de vendas consiga manter uma boa taxa de conversão.

Ticket médio

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Ticket médio é o valor médio gasto por cliente em uma transação ou visita a sua empresa. Ele é calculado dividindo o faturamento total pelo número de transações ou clientes. Essa métrica serve para medir a eficiência de uma empresa e acompanhar o sucesso de suas estratégias de vendas e marketing. Pode ser utilizada para comparar diferentes períodos de tempo e para avaliar o desempenho de diferentes produtos ou serviços.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

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O Custo de Aquisição por Cliente, ou simplesmente CAC, é o custo que uma empresa tem até que um consumidor se torne cliente. Por meio do CAC, fica mais fácil identificar áreas onde a empresa pode melhorar suas estratégias para reduzir os custos e aumentar a eficiência do processo de aquisição de clientes.

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Número de negócios fechados

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Toda empresa precisa ter um controle sobre a quantidade de negócios fechados em um determinado período de tempo, para estabelecer metas e saber se elas de fato estão sendo alcançadas. Quando aliado a outros indicadores (como o ticket médio), este indicador se torna ainda mais importante para o direcionamento das estratégias de vendas.

Ciclo de venda

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Outro indicador de conversão que é interessante manter em vista é o ciclo de vendas, que determina o tempo necessário desde o primeiro contato de um potencial cliente até realizar uma compra com a empresa.

Taxa de conversão

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Essa taxa é um dos indicadores de maior importância em relação às vendas. Ao relacionar a quantidade de oportunidades geradas e as que de fato se converteram em vendas, você consegue avaliar a eficiência da sua equipe comercial. Vale a pena analisar a taxa de conversão em conjunto com o CAC e o LTV do cliente, para identificar estratégias que sejam eficientes e rentáveis.

Basta escolher um período e dividir o número de clientes adquiridos pelo número de visitantes e leads gerados. Como a taxa de conversão é expressa como porcentagem, depois é só multiplicar o resultado por 100. O cálculo pode ser apresentado pela seguinte fórmula:

Como calcular a taxa de conversão?

(número total de conversões ou clientes / número de visitantes ou leads) x 100

Para começar, ofereça conteúdo relevante e de qualidade, que seja interessante para o seu público-alvo. Estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar sua empresa a construir sua autoridade no assunto, levando a taxas de conversões mais altas.

Como melhorar a taxa de conversão?

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Também é importante se destacar em relação ao atendimento prestado ao cliente. Certifique-se de contar com pessoas capacitadas para lidar com o público em sua equipe, isso pode ser determinante para que os consumidores se sintam mais confiantes para fechar negócio com a sua empresa.

Para conquistar a confiança dos clientes e aumentar a taxa de conversão da sua loja online, é necessário que a experiência da navegação seja a mais fluida possível, desde a etapa de busca pelo produto até o checkout.

O design também pode ter um impacto significativo na taxa de conversão, portanto certifique-se de que o layout seja atraente, profissional e responsivo para dispositivos móveis.

A realização de pesquisas constantes vai te ajudar a conhecer melhor seus clientes e quais são suas necessidades e expectativas em relação às soluções de energia solar.

Procure entender as dúvidas e obstáculos que eles possam enfrentar antes de comprar e faça ajustes para solucionar esses problemas. Por fim, lembre-se de monitorar continuamente as métricas de conversão e analisá-las para identificar tendências e oportunidades de melhoria.