vendedor externo

O que faz? Como pode ajudar o integrador a vender mais?

O vendedor externo é o profissional responsável pela venda de produtos ou serviços fora do ambiente de trabalho, geralmente visitando clientes (em potencial ou já existentes) pessoalmente, em suas residências ou empresas.

Como é o trabalho de um vendedor externo?

As vendas externas (conhecidas também pelo termo Field Sales) são consideradas um modelo mais tradicional. Era utilizado com mais frequência há algumas décadas, antes da popularização da internet.

Como o trabalho do vendedor externo geralmente envolve fazer apresentações de vendas, é preciso que o vendedor externo tenha profundo conhecimento sobre energia solar e seja capaz de explicar, de forma clara e precisa, os benefícios de ter um sistema que gera esse tipo de energia.

O vendedor externo também pode ser responsável por identificar novos clientes para a empresa, fazendo pesquisas de mercado, participando de feiras e eventos do setor de energia sustentável e usando meios digitais para encontrar leads qualificados.

Características do vendedor externo de energia solar

1

Para ser bem-sucedido nesse trabalho, é indispensável que o vendedor tenha uma boa compreensão acerca do funcionamento de sistemas de energia solar. Afinal, se ele não conhecer bem o produto que vende e não confiar no potencial que ele oferece, dificilmente conseguirá convencer o cliente que essa é uma boa solução.

A capacidade de se comunicar de forma clara e persuasiva também é crucial para o sucesso de um vendedor externo, em qualquer setor de atuação. Ele deve ser capaz de fazer apresentações atrativas, responder perguntas e negociar contratos de forma eficaz para alcançar as metas de vendas.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!

Habilidades de prospecção também são muito bem-vindas na atuação do vendedor externo. A prospecção é o processo de buscar e identificar novos clientes para o negócio, o que pode acontecer tanto por meios tradicionais quanto digitais.

Outro fator importante em relação ao trabalho do vendedor externo é o cuidado com sua própria imagem, que deve transmitir os valores da empresa. Recomendamos escolher uma imagem que seja coerente com o setor de energia solar e que transmita a mensagem certa para o seu público-alvo.

Diferenças em relação a outros profissionais de vendas

2

É muito comum que surjam dúvidas em relação ao trabalho do vendedor externo em comparação com outras funções de vendas, como o representante comercial e o vendedor interno. Vamos entender como elas se diferenciam?

Geralmente, os vendedores externos trabalham para uma única empresa e são responsáveis por representar a marca e os seus produtos, enquanto que o representante pode ficar encarregado pela venda de produtos ou serviços de várias empresas diferentes.

Além disso, o vendedor externo geralmente tem metas de vendas específicas para atingir, enquanto o representante comercial geralmente tem uma comissão baseada nas vendas que ele faz.

Enquanto o vendedor externo fica responsável pela venda de produtos ou serviços fora do ambiente de trabalho, o interno atua dentro do próprio ambiente de trabalho, como a sede ou filial da empresa, por exemplo.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

O vendedor externo passa a maior parte de seu tempo viajando e fazendo visitas a clientes, e o interno faz vendas por telefone ou pessoalmente para clientes que visitam sua loja. Com as novas tecnologias, tornou-se muito mais fácil realizar um atendimento de qualidade de forma remota.

O trabalho de um vendedor externo em uma empresa de energia solar pode ser considerado parte fundamental das vendas, da lucratividade da empresa e da manutenção do relacionamento com seus clientes.

Todos os três tipos de vendedores precisam ter habilidades de comunicação e negociação eficazes, conhecimento sobre os produtos ou serviços que estão vendendo e garantir que os clientes tenham uma boa experiência com a empresa que representam.

Outro detalhe importante que faz toda a diferença na hora de tomar uma decisão em relação a essas funções é o orçamento que a empresa tem para investir e fazer a estrutura de vendas funcionar.

Para finalizar, gostaríamos de convidá-lo a se juntar a nós na jornada rumo à energia limpa e renovável. Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais, e recomende nossos textos para outras pessoas.