O que faz um profissional de pré-vendas? E por que ele é importante em sua empresa de energia solar

A pré-venda já faz parte de muitas empresas, como área encarregada de realizar o primeiro contato com clientes em potencial, que foram encaminhados pelo setor de marketing.

O que é pré-vendas?

Nessa ocasião, o profissional SDR deve fazer perguntas estratégicas para entender se o consumidor pode vir a se tornar um cliente da empresa, o que é chamado de lead qualificado. Se for esse o caso, o contato é repassado para a equipe de vendas.

O principal objetivo da etapa de pré-vendas é assegurar que o processo comercial seja mais eficiente. Para isso, foi preciso encontrar uma forma das tarefas entre as equipes comerciais serem melhor divididas, para que os vendedores pudessem focar exclusivamente em negociar e vender.

Sendo assim, a pré-vendas é formada por profissionais trabalhando especificamente com a prospecção e qualificação dos leads, para que o vendedor possa direcionar seus esforços em fechar vendas.

Essa decisão se justifica em números. O especialista em vendas Aaron Ross recomenda que, quando o time de vendas gasta mais de 20% dos seus recursos (como tempo, por exemplo) em uma tarefa secundária, esta seja separada do processo e seja criado um novo papel dentro da empresa para desenvolvê-la.

De modo geral, o SDR ou analista de pré-vendas é a pessoa responsável pela seleção de leads que serão encaminhados, posteriormente, para o time de vendas. Esse profissional faz um contato inicial com o potencial cliente com o objetivo de descobrir se vale ou não a pena investir na sua jornada de compra.

O que faz um profissional de pré-vendas?

A primeira atribuição do SDR é, portanto, receber todos os leads da sua empresa. Cabe a ele analisar as informações coletadas e selecionar os consumidores que melhor se encaixam no perfil de cliente ideal estabelecido. Em seguida, é preciso separar esses leads de acordo com critérios de prioridade.

O próximo passo é entrar em contato com essas pessoas, e identificar suas necessidades e desejos. A partir dessa interação inicial, o SDR inicia a prospecção e ajuda a criar um plano de ação para o time de vendas.

Feito isso, o SDR deve coletar e reunir todas as informações disponíveis sobre os leads, o que é importante tanto para confirmar se são realmente clientes em potencial, quanto para identificar o perfil de consumidor.

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Por fim, após criar um bom relacionamento com os futuros clientes, o SDR repassa todas as informações coletadas para o time de vendas, auxiliando na escolha estratégias de abordagem que podem ser exploradas.

Criar um setor de pré-vendas e contratar profissionais especializados nessa área pode ser uma iniciativa muito interessante para a sua empresa de energia solar. Vejamos a seguir algumas das principais vantagens que você e seu negócio podem usufruir.

Por que contratar um profissional de pré-vendas?

Diminuição do tempo de resposta ao lead

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Quanto mais tempo sua empresa leva para atender os leads gerados pelo time de marketing, menores são suas chances de transformá-los em vendas. O tempo é essencial para manter o interesse de um lead e evitar que ele se torne frio.

Ao reduzir o tempo de resposta ao lead, você tem a oportunidade de falar com seu potencial cliente enquanto ele ainda está pensando na sua empresa ou na solução que ela oferece. Afinal, se ele ofereceu uma informação de contato a sua empresa, é porque tem interesse em algum dos seus produtos ou serviços.

Otimização da prospecção

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Ter uma equipe especialista em prospecção significa contar com profissionais que possam oferecer um rápido atendimento, que seja realizado na frequência certa. E isso faz toda a diferença em relação à prospecção. Dessa forma, é possível criar processos e garantir que sejam cumpridos, realizar testes A/B para verificar o que dá mais resultados

Melhora da qualificação

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A principal função da área de pré-vendas é entregar leads qualificados para a equipe de vendas, ou seja, com reais chances de se tornarem um cliente. Isso significa que os vendedores só precisarão se concentrar nas oportunidades mais promissoras, o que certamente trará melhores resultados.

O processo de qualificação é parte importante do processo de geração de leads, garantindo que os vendedores se concentrem nas pessoas certas e aumentando a eficácia do processo de vendas. Para qualificar leads, é preciso nutri-los com conteúdos estratégicos, a fim de alinhá-los com a proposta da empresa.

Além desses aspectos, uma equipe de pré-vendas é especialmente estratégica porque ajuda a preparar a equipe de vendas em relação à abordagem do lead, fornecendo informações valiosas sobre ele, seus desejos, necessidades, desafios e objetivos.