O que é o Upsell? E como pode aumentar a lucratividade da minha empresa de energia solar?

O termo Upsell se trata de uma técnica testada e comprovada, que consiste em oferecer um produto ou serviço que entregue um maior custo-benefício ao cliente. Ao invés de levar uma opção mais básica, o “pulo do gato” é propor algo mais robusto, que tenha um valor agregado maior e seja mais proveitoso ao cliente

Consiste em compreender de que forma esse produto ou serviço irá ajudar a solucionar o problema que o cliente trouxe, e propor uma alternativa que possa não apenas resolver a demanda inicial, mas os problemas que talvez o cliente não tenha pensando em um primeiro momento.

Quais os benefícios do upsell?

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Um benefício importante é que essa técnica não custa nada para ser empregada e você pode começar a testá-la de maneira prática ainda hoje. O Upsell pode trazer inúmeras melhorias a curto e longo prazo para seu negócio, tanto em faturamento quanto em melhorias do relacionamento com seu cliente final.

1.1

No Upsell seu objetivo principal é aumentar o valor de uma venda, gerando maior lucro com menos gastos. Assim há um aumento no seu ticket médio de vendas. Com isso seu faturamento mensal aumenta, melhorando seu desempenho de vendas, com seu ticket médio mais alto sem necessariamente ter que vender para mais clientes.

1.2

O cliente se sente mais acolhido, por perceber que você está interessado em como aquele produto vai solucionar seu problema, gerando uma maior fidelização e aumentando as chances de novas compras futuramente. Melhora o relacionamento entre empresa x cliente

Como utilizar o upsell na venda de energia solar?

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O Upsell pode ser um aliado poderoso na sua rotina de vendas, aumentando seus lucros sem gastar nada a mais por isso. Criamos um passo a passo que pode te auxiliar no emprego dessa técnica em cada etapa do processo de vendas.

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2.1

Conhecer bem os produtos e serviços vai te ajudar na hora de realizar as vendas. Como explicamos acima, entender os cenários prováveis onde seu produto pode ser usado e quais seus benefícios vai te dar toda a informação necessária para ajudar seu cliente a escolher a melhor opção para a demanda dele.

2.2

Em qualquer tipo de relação a criação de uma conexão é importante para estreitar os laços entre as partes, e isso também inclui as vendas. O primeiro ponto é tentar criar uma conexão com seu cliente, um espaço onde ele se sinta à vontade para conversar e se abrir com você, tornando mais fácil a troca de informação entre vocês.

2.3

Demonstre interesse no problema que o cliente está trazendo, tentando compreender de maneira clara qual a urgência dele em relação ao produto que procura, de que forma ele pretende utilizar esse produto e tentar identificar qual solução pode propor que realmente faça uma diferença na experiência de uso do cliente.

2.4

É necessário não apenas conhecer bem os produtos que trabalha, mas também saber transmitir esse conhecimento para seu cliente. Explicando de forma detalhada como esse produto pode se encaixar na solução que está propondo e quais os reais benefícios para o cliente.

2.5

O Upsell pode ser utilizado no pós-venda também, pois como você deve saber trazer um cliente novo até sua empresa custa muito mais do que manter os que já possui. Assim, o Upsell pode ser uma alternativa interessante para ser aplicada com clientes que já realizaram negócios com você antes.

Você pode procurar por clientes que adquiriram versões mais básicas de seus produtos e perguntar se aquela solução realmente supriu todas as necessidades dele no momento, e como está a sua demanda hoje.

Como toda técnica de venda, é necessário estudo e prática. E com o Upsell não é diferente. Teste diferentes formas para abordar seu cliente, defina metas estratégicas com sua equipe e acima de tudo, conheça seu público alvo.

Assim você estará preparado para aproveitar as melhores oportunidades e saber oferecer de forma efetiva seus produtos. Com o Upsell sua empresa pode faturar mais e consequentemente melhorar a experiência e relacionamento com seu cliente!

Não se esqueça de acompanhar nossos conteúdos para ficar por dentro das melhores dicas do setor de energia solar, e de como captar mais clientes e melhorar seu atendimento no setor de energia solar. Conte conosco!

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