O que é SDR? 

Como esse profissional ajuda o integrador solar a vender mais?

SDR é a denominação utilizada para o profissional que trabalha diretamente na análise e qualificação de um lead. No setor de energia solar, leads são pessoas ou empresas que mostraram interesse em adquirir sistemas de energia solar ou serviços relacionados.

Esse profissional entrega ao vendedor ou representante de vendas um lead qualificado e pronto para ser contatado. Ou seja, é preciso verificar se esses leads realmente têm potencial para se tornarem clientes e se estão mesmo interessados em adquirir produtos ou serviços da empresa.

Sendo assim, a função mais básica do SDR é avaliar as características de um consumidor que forneceu seu contato para a empresa, e verificar se ele tem potencial para seguir adiante na jornada de compra e se tornar um cliente.

Em função das estratégias distintas adotadas pelas empresas, a atuação do profissional de SDR também pode ter algumas variações. O modelo de negócio também impacta no seu trabalho, por meio de aspectos como ticket médio, ciclo de venda, volume de leads e outros pontos importantes.

Um SDR pode ser de dois tipos, denominados low touch ou high touch. Um SDR low touch é um profissional que exerce um papel mais simples, que consiste basicamente em captar leads e qualificá-los.

Já o SDR high touch exerce atividades adicionais. Após a qualificação, entra em contato com o lead com o intuito de obter um maior entendimento sobre as necessidades do lead. Com a atuação desse tipo de SDR, o representante de vendas fica responsável apenas por fechar os negócios.

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Como é o trabalho do SDR?

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O foco do SDR é bem específico, com forte atuação analítica. Um bom profissional de SDR precisa ter experiência com estratégias de marketing de atração, para que possa ajudar o vendedor a realizar seu primeiro contato inicial com o cliente. Veremos a seguir as principais funções do SDR.

Analisar e qualificar o lead

1.1

Todo lead gerado por uma empresa precisa ser devidamente avaliado. Para fazer isso, conte com a ajuda de formulários, que vão te ajudar a distinguir o interesse das pessoas nos materiais que sua empresa tem a oferecer.

Estabelecer o contato inicial

1.2

Com os leads qualificados em mãos, é hora de abordá-los para entender mais sobre as suas intenções. A análise feita anteriormente possibilita um maior entendimento sobre a expectativa do cliente, para que sua abordagem seja direcionada de forma mais adequada.

Melhorar o tempo de conexão com os leads

1.3

Quem trabalha com vendas ou tem alguma relação com quem exerce essa função sabe que sua agenda pode ser muito apertada. Afinal, é preciso fazer demonstrações, follow-up, negociação, envio de contrato, etc. O tempo é um dos seus recursos mais valiosos, e por isso é tão importante que exista uma função para “preparar o terreno” antes das vendas em si.

Passar o lead para o vendedor

1.4

Quando chegar a hora de encaminhar o lead para a equipe de vendas, é importante convencê-lo a respeito da próxima etapa, destacando a importância de fazer uma reunião com o vendedor. Isso não pode ser feito de maneira abrupta, afinal é preciso se preocupar também com a construção de uma relação de confiança do potencial cliente com a sua empresa.

Melhorar a performance do vendedor

1.5

Por meio da triagem realizada nos primeiros contatos com o lead, o SDR consegue agir como um “filtro” no funil de vendas da sua empresa, certificando-se de que apenas leads qualificados cheguem à equipe de vendas. Assim, garante que a agenda do vendedor seja ocupada com oportunidades que realmente apresentam chances de fechamento.

Um vendedor que recebe melhores oportunidades certamente irá performar melhor, pois terá mais tempo para trabalhar as oportunidades recebidas e maior previsibilidade acerca do funil de vendas. Com isso, conseguirá diminuir o ciclo de vendas e conquistar um ticket médio mais elevado.

Nosso artigo foi útil para esclarecer o trabalho do SDR para você? Contribua com a evolução do nosso trabalho!