O que é Rapport e como o integrador de energia solar pode usar para vender mais?

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A técnica de Rapport advém da psicologia, e é usada para criar uma ligação de empatia com outra pessoa, possibilitando estabelecer uma comunicação com menos resistência. O Rapport é, muito utilizado por equipes de vendas, visando construir uma conexão harmoniosa e empática com o potencial cliente para acelerar o fechamento de um negócio. Essa técnica pode ser muito útil também para o setor de energia solar.

Moldura de canto cinza
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Ponto circulado

Afinal, qual o conceito de Rapport?

O fenômeno de rapport pode acontecer naturalmente, como, por exemplo, durante a conversa entre um grupo de pessoas, na qual todos estão engajados e se entendendo de forma harmoniosa. Em situações como essa, podemos dizer que as pessoas envolvidas estão em rapport.

Essa técnica é eficaz, pois ajuda a proporcionar ao cliente a sensação de que o integrador solar entende seus problemas. Isso faz com que ele se mostre menos resistente ao diálogo e esteja aberto para saber o que você tem a oferecer.

Quando o rapport é estabelecido, o cliente se sente seguro e acolhido para expor suas dores, necessidades e expectativas, estabelecendo um diálogo transparente com o vendedor. Mediante essa postura receptiva, fica mais fácil fechar vendas e construir um relacionamento duradouro.

Por que devo aplicar o Rapport em minhas vendas?

Quem trabalha com vendas sabe a importância de estabelecer uma relação de confiança com clientes, e como isso pode ser determinante para que essas pessoas se tornem clientes efetivos e fidelizados.  A confiança vem com a identificação, o que explica porque o ser humano tem a tendência de confiar em indivíduos com quem se julga parecido.

Ao aplicar a técnica de Rapport adequadamente, a pessoa interessada em seu trabalho sentirá que vocês estão em sincronia, e que pode confiar em seu negócio de olhos fechados. Mas engana-se quem pensa que essa é apenas mais uma técnica para persuadir e convencer o usuário. O rapport vai mais além, pois contribui com a construção e cultivo de um verdadeiro relacionamento entre o profissional e o cliente.

Técnicas de Rapport para vender energia solar

Pode parecer óbvio, mas tratar seus contatos pelo nome é uma maneira de demonstrar atenção e conferir personalização à conversa.

Trate o outro pelo nome

Trabalhar com vendas requer um constante exercício de paciência. Mesmo que as vendas não aconteçam na rapidez que você espera, não desista. Use a oportunidade para aprender a lidar com as diferenças, compreender e respeitar o tempo de outras pessoas.

Tenha paciência

O sorriso e a simpatia são considerados a chave universal do rapport. Ser gentil favorece todas as áreas de relacionamento e comunicação, Pode ajudar a desarmar aquela pessoa que mostra alguma resistência em ouvir sobre a sua solução.

Sorria

Ser otimista em vendas tem a ver com manter seu foco nas soluções que podem ser oferecidas, em vez de atentar para os problemas. É importante oferecer dados e uma perspectiva realista a respeito do cenário de energia solar, com um viés otimista a respeito dos resultados.

Seja otimista

Compreender o universo do seu cliente é fundamental para oferecer uma solução adequada e personalizada. Todas as informações que você puder obter a respeito do seu cliente são importantes, pois podem ajudar a estabelecer uma conexão entre vocês e ter melhor compreensão sobre a realidade do outro.

Busque conexões

Viu só como estabelecer rapport não é tão difícil assim?  Simples práticas de relacionamento servem como recurso para conquistar seu cliente e desenvolver uma relação de confiança que possa trazer bons frutos

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