O fenômeno de rapport pode acontecer naturalmente, como, por exemplo, durante a conversa entre um grupo de pessoas, na qual todos estão engajados e se entendendo de forma harmoniosa. Em situações como essa, podemos dizer que as pessoas envolvidas estão em rapport.
Essa técnica é eficaz, pois ajuda a proporcionar ao cliente a sensação de que o integrador solar entende seus problemas. Isso faz com que ele se mostre menos resistente ao diálogo e esteja aberto para saber o que você tem a oferecer.
Quando o rapport é estabelecido, o cliente se sente seguro e acolhido para expor suas dores, necessidades e expectativas, estabelecendo um diálogo transparente com o vendedor. Mediante essa postura receptiva, fica mais fácil fechar vendas e construir um relacionamento duradouro.
Quem trabalha com vendas sabe a importância de estabelecer uma relação de confiança com clientes, e como isso pode ser determinante para que essas pessoas se tornem clientes efetivos e fidelizados. A confiança vem com a identificação, o que explica porque o ser humano tem a tendência de confiar em indivíduos com quem se julga parecido.
Ao aplicar a técnica de Rapport adequadamente, a pessoa interessada em seu trabalho sentirá que vocês estão em sincronia, e que pode confiar em seu negócio de olhos fechados. Mas engana-se quem pensa que essa é apenas mais uma técnica para persuadir e convencer o usuário. O rapport vai mais além, pois contribui com a construção e cultivo de um verdadeiro relacionamento entre o profissional e o cliente.
Pode parecer óbvio, mas tratar seus contatos pelo nome é uma maneira de demonstrar atenção e conferir personalização à conversa.
Trabalhar com vendas requer um constante exercício de paciência. Mesmo que as vendas não aconteçam na rapidez que você espera, não desista. Use a oportunidade para aprender a lidar com as diferenças, compreender e respeitar o tempo de outras pessoas.
O sorriso e a simpatia são considerados a chave universal do rapport. Ser gentil favorece todas as áreas de relacionamento e comunicação, Pode ajudar a desarmar aquela pessoa que mostra alguma resistência em ouvir sobre a sua solução.
Ser otimista em vendas tem a ver com manter seu foco nas soluções que podem ser oferecidas, em vez de atentar para os problemas. É importante oferecer dados e uma perspectiva realista a respeito do cenário de energia solar, com um viés otimista a respeito dos resultados.
Compreender o universo do seu cliente é fundamental para oferecer uma solução adequada e personalizada. Todas as informações que você puder obter a respeito do seu cliente são importantes, pois podem ajudar a estabelecer uma conexão entre vocês e ter melhor compreensão sobre a realidade do outro.