O que é funil de atendimento e como ele funciona para integradores de energia solar?

O que é funil de atendimento?

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O funil de atendimento tem como função principal o que o próprio nome já trás, o afunilamento dos atendimentos de clientes. Esse funil possui algumas etapas a serem seguidas pelos clientes, de modo a otimizar o atendimento. Abaixo listamos cada uma delas.

Topo do funil - prevenção

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Como o próprio nome diz, esse passo consiste em propor alternativas para evitar que seu cliente tenha algum problema.

Uma forma de prevenção é pela criação de informativos sobre atualização de produtos ou sua descontinuidade, dicas de uso mais eficiente, dicas do que se evitar na utilização de produtos e como ou quando realizar a manutenção dos produtos.

Meio do funil - autoatendimento

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Por mais que seu topo do funil seja bem estruturado, podem surgir problemas que precisam de mais informações. Assim entramos no autoatendimento, onde o cliente realizará ações para ele próprio resolver o problema.

Pode ser feito através de chatbot, que consiste em um atendimento automatizado com um bot, com respostas pré-programadas que irão guiar o usuário na busca da resolução que procura.

Fundo do funil - resolução

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Aqui, caso o cliente ainda não tenha resolvido seu problema, terá que ser a etapa final para que a empresa resolva.

Com as etapas anteriores bem planejadas e estruturadas, o número de clientes que chegaram nessa última etapa será bem reduzido, fazendo com que sua equipe consiga realizar atendimentos com mais qualidade e tenham mais tempo de dar a atenção que seu cliente precisa.

Diferença entre funil de atendimento e funil de vendas?

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Há algumas diferenças a serem ressaltadas, como citamos o foco no funil de atendimento é na resolução dos problemas de clientes atuais da empresa. Já o funil de vendas é anterior a isso, já que seu foco é na conversão de leads em clientes fiéis.

Como implementar um funil de atendimento no seu negócio?

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Colocar os clientes para falarem diretamente com sua equipe de suporte é essencial para que saiba onde há mais dúvidas e de que maneira precisa otimizar o atendimento e melhor seu suporte. Realize treinamentos sistêmicos, utilizando as principais demandas dos clientes como base.

Como citamos existem ferramentas específicas que podem ajudá-lo nesse processo, como a implementação de chatbots, que são formas do cliente realizar contato com o suporte através de chats robóticos, com mensagens e soluções pré-programadas.

Com o autoatendimento em funcionamento e alinhado à etapa de resolução, saberá onde focar recursos e energia para elaborar medidas preventivas para evitar o surgimento dos problemas, ou amenizá-los. Melhorando a experiência de uso dos seus clientes.

O foco principal do funil de atendimento é que seu cliente tenha uma boa experiência de compra. Treine sua equipe e faça com que todos pensem nisso em todo contato com o cliente, seja pessoalmente, ligação ou até mesmo por e-mail.

Com o autoatendimento em funcionamento e alinhado à etapa de resolução, saberá onde focar recursos e energia para elaborar medidas preventivas para evitar o surgimento dos problemas, ou amenizá-los. Melhorando a experiência de uso dos seus clientes.