A energia solar na Europa aumentou quase 50% em 2022, de acordo com um novo relatório do grupo industrial SolarPower Europe.Ele revela que a UE instalou um recorde de 41,4 GW de energia solar este ano - o suficiente para abastecer o equivalente a 12,4 milhões de r
E o crescimento da energia solar não mostra sinais de desaceleração no seguimento renovável. A Agência Internacional de Energia diz que a UE precisa instalar cerca de 60 GW em produção no ano de 2023 para compensar a escassez de gás russo.
A Alemanha instalou mais capacidade do que qualquer outro país do bloco, adicionando quase 8 GW em 2022. O país ocupa o primeiro lugar desde o início dos anos 2000, mas teve um grande impulso no ano passado, pois os altos preços da energia tornaram a fonte de energia renovável uma solução econômica.
Foi seguido de perto pela Espanha (7,5 GW), que registrou um aumento de 55% na instalação solar em 2022. Isso se deveu em parte ao crescimento dos painéis solares nos telhados e à crise energética. Portugal ficou logo atrás da França, pela primeira vez no top 10, com um incrível crescimento de 251% na quantidade de energia solar instalada em relação a 2021. O topo da tabela de classificação foi completado com Dinamarca, Grécia e Suécia.
O plano REPowerEU visa aumentar as energias renováveis para 45% do suprimento de energia do bloco até 2030. O relatório destaca cinco maneiras principais pelas quais a UE pode enfrentar a onda solar em rápido crescimento e atingir essa meta.
A SolarPower Europe também diz que os regulamentos precisam permanecer estáveis e os procedimentos administrativos simplificados para incentivar mais instalações solares.A estabilidade da rede elétrica e a fabricação europeia de painéis solares também precisam ser melhoradas para eliminar os obstáculos que impedem o crescimento.