Leads SQL: quem são e como eles melhoram suas conversões?

Os leads são considerados potenciais clientes para a empresa e, por isso, são valiosos para a equipe de vendas, pois podem ser contatados e convertidos em clientes. A geração de leads insere esses consumidores no funil de vendas da sua empresa, mediante o repasse de alguma informação pessoal (como e-mail, telefone, entre outros exemplos).

Sendo assim, podem ser gerados de várias maneiras, como ao preencher um formulário de contato em um site, baixando um e-book, participando de uma apresentação online, entre outras ações. Depois que seus dados são coletados, os leads são nutridos com conteúdos estratégicos, a fim de alinhá-los com a proposta da empresa.

Este processo recebe o nome de qualificação, e serve também para determinar quais leads são mais propensos a se tornarem clientes e, portanto, valem os esforços da equipe de vendas. A qualificação é, portanto, uma parte importante do processo de geração de lead, pois ajuda a garantir que a equipe de vendas esteja se concentrando nas pessoas certas e aumentando a eficiência e a eficácia do processo de vendas.

Há várias estratégias diferentes que as empresas podem usar para qualificar leads. Algumas das principais incluem:

Formulários de contato; Quizzes e questionários; Chatbots de atendimento ao cliente; Ferramentas de automação de marketing; Procedimentos de verificação de contato; Técnicas de análise de dados e inteligência artificial;

Cada empresa pode escolher as estratégias de qualificação de leads que melhor se adaptam às suas necessidades e aos recursos que tem disponíveis.

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O que é  Lead SQL?

SQL é a sigla utilizada para se referir aos Sales Qualified Leads, ou leads qualificados de vendas, em tradução para o português. Tratam-se de leads que a equipe de vendas da sua empresa identifica como sendo aqueles nos quais valem a pena insistir.

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Como são pessoas que, na maioria das vezes, já identificaram seu problema e sabem qual a melhor forma de resolvê-lo, provavelmente apreciarão o conteúdo e o suporte focados em vendas oferecidos pela sua empresa nesse momento.

Existem diversos métodos diferentes para qualificar leads e torná-los leads SQL, mas há alguns fatores que podem contribuir para isso e podemos destacar. Como a necessidade ou desejo manifestado pelo cliente que podem ser sanados pela solução que você tem a oferecer, ou se ele se mostra disposto a comprar agora ou no futuro próximo.

Também é importante observar se o lead possui o orçamento necessário para comprar seu produto ou serviço, e se ele tem autoridade para tomar decisões de compra como a aquisição de um sistema solar fotovoltaico para sua residência ou empresa.

Algo que vale a pena pontuar é que, uma vez que o lead é qualificado, a equipe de vendas deve entrar em contato com ele o mais rápido possível. Isso porque, a cada minuto que passa, a chance de ele comprar de outra empresa aumenta.

Ambos os termos são utilizados para descrever diferentes estágios do processo de qualificação de lead. A sigla MQL refere-se a Marketing Qualified Lead, ou lead           qualificado de                marketing em                     tradução para o                   português.

Lead SQL x Lead MQL

Um lead MQL é um indivíduo ou empresa que demonstrou interesse no produto ou serviço oferecido pela sua empresa e atendeu aos critérios básicos de qualificação estabelecidos pela sua equipe de marketing.

Em outras palavras, um lead MQL é alguém que mostrou interesse e é qualificado para ser contatado pelas vendas, mas ainda precisa ser avaliado quanto a sua maturidade e necessidade. Enquanto que um lead SQL é alguém que já foi avaliado e está preparado para ser convertido em cliente.

Diferenciá-los é importante, pois ajuda a equipe de vendas a se concentrar nas melhores oportunidades a serem convertidas em negócios, otimizando o uso do tempo e recursos e aumentando a eficiência.