Um programa, administrado pelo braço de energia renovável da Huawei, a Huawei Digital Power, tem como alvo 1.000 profissionais e estudantes de ensino superior.
Assim, oferecerá operações práticas, oportunidades de treino no local e um campo de treinamento.
Além de conhecimento teórico para garantir que todos os participantes obtenham a certificação que lhes permitirá participar dos projetos solares do continente.
Esse projeto ajudará a aumentar a taxa de recrutamento e retenção de pessoal técnico altamente qualificado.
Bem como, a fortalecer a certificação contínua do setor e promover o uso e a transferência de habilidades tecnológicas disponíveis localmente.
Hesheng, presidente da Huawei Southern Africa Digital Power Business, observou que o resultado é esperar um crescimento no setor, mas as pessoas não têm as habilidades para apoiar esse crescimento.
Por isso, o investimento em conhecimento técnico sobre energia solar é importante.
Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!
O treinamento ocorre em um momento em que o continente está mudando para fontes renováveis de energia para alcançar seus objetivos de desenvolvimento, que também é uma resposta às mudanças climáticas que a região enfrenta.
Resultados esperados pelo projeto
A África tem um grande potencial para fontes renováveis de energia, pois possui mais de 40% da energia solar do mundo.
Mesmo assim, carece de habilidades suficientes para explorar e desbloquear esse grande potencial.
De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), a capacidade de energia renovável da África Subsaariana cresceu para 3% da capacidade total instalada.
Isso acontece pois o continente tem uma enorme demanda de aproximadamente 100.000 técnicos por ano, mas menos de 20.000 estão atualmente empregados no setor.