Field Sales X Inside Sales

qual a melhor opção para integradores de energia solar?

Há, basicamente, duas maneiras principais de uma empresa abordar um prospect, que é aquela pessoa que demonstrou interesse em um produto ou serviço oferecido pela empresa, e pode se tornar um cliente em potencial. Essas possibilidades de abordagem são presencial ou remotamente.

Ambos os métodos de abordagem podem ser interessantes de serem adotados em uma empresa de energia solar. Para fazer uma escolha mais acertada, o ideal é conhecer a fundo as implicações de cada um deles.

Field Sales

As vendas presenciais, ou Field Sales, demandam que os vendedores realizem suas atividades de vendas principalmente fora do escritório, geralmente visitando clientes e potenciais clientes em suas próprias instalações ou em eventos ou feiras de energia sustentável.

Esse tipo de equipe geralmente se concentra em fazer vendas para clientes já consolidados e em adquirir novos clientes por meio de contatos pessoais e demonstrações de produtos ou serviços. Esse processo é mais comum de ser adotado em vendas que possuem alta complexidade, já que são transações que, geralmente, envolvem um ticket médio elevado e um processo de negociação mais longo do que o usual.

Inside Sales

A Inside Sales, por sua vez, é um modelo no qual os vendedores realizam suas atividades de vendas principalmente a partir de um local de trabalho, como um escritório, ao invés de se deslocarem até o cliente ou potencial cliente.

Isso pode ser feito através de ligações telefônicas, videoconferências ou outras formas de comunicação a distância. A equipe de Inside Sales geralmente se dedica à realização de vendas para clientes já existentes e em adquirir novos clientes por meio de contatos iniciais e follow-ups. Uma vez que o trabalho de Inside Sales nesse segmento envolve o processo de educar o cliente a respeito da energia solar, o inbound marketing pode ser uma ferramenta que tem muito a contribuir nesse sentido.

inbound marketing

Trata-se de uma estratégia de marketing que se concentra em atrair, converter, fechar e encantar clientes através de conteúdo valioso e relevante. Isso pode ser feito através de técnicas como blogs, e-books, webinars e mídias sociais, entre outras.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

Quais as vantagens e desvantagens?

Em relação ao Field Sales, uma das suas principais vantagens está relacionada a um maior efeito de demonstração dos seus produtos ou serviços. Mas há também algumas desvantagens. Para gestores focados nessa abordagem, pode ser mais difícil planejar a agenda de seus vendedores, já que eles passam a maior parte do tempo fora do escritório e podem enfrentar imprevistos durante suas visitas.

Uma das maiores vantagens que esse o modelo de Inside Sales oferece é em relação à eficiência. Os vendedores focados nessa modalidade podem fazer mais ligações e ter mais contatos em um dia do que os vendedores externos, pois não precisam se deslocar de um lugar para outro. Agora vamos às desvantagens relacionadas às Inside Sales. Os integradores de energia solar que trabalham com essa abordagem podem enfrentar certa limitação para sanar dúvidas e objeções dos clientes de maneira eficiente.

Qual o melhor modelo para integradores de energia solar?

A melhor abordagem de vendas é aquela que considera a realidade do seu negócio. Seria precipitado determinar um modelo de vendas adequado sem saber mais detalhes sobre uma empresa e seus clientes.

Ambos os modelos de vendas têm suas próprias vantagens e desvantagens, e o modelo que é mais adequado pode depender de fatores como o tipo de produtos ou serviços que a empresa oferece, o tamanho e a localização de seus clientes, e o orçamento disponível para investimento em vendas.

Em geral, é possível afirmar que a abordagem de Field Sales é mais recomendada para vendas de soluções de alta complexidade. No entanto, também é preciso considerar que implica em um aumento do custo de aquisição dos clientes e retorno sobre investimento.

Uma solução viável é incorporar ambos os tipos de abordagem. Sua empresa pode se apoiar em Inside Sales para realizar contatos iniciais e follow-ups com os clientes e potenciais clientes, e usar Field Sales quando houver a necessidade de realizar demonstrações pessoais de produtos ou serviços e resolver problemas ou dúvidas específicas.

Seja qual for sua escolha, é importante que as mudanças sejam realizadas de maneira gradual, possibilitando uma melhor adaptação dos profissionais envolvidos. Também é uma boa ideia fazer testes para entender como será a reação dos seus clientes mediante os novos procedimentos.