Quais são as telhas mais resistentes para galpão

Circled Dot

Como escolher o material ideal?

Galpão industrial. Em qualquer obra, o momento de escolher o tipo de telha é uma etapa fundamental, pois se uma decisão errada for tomada pode levar a uma série de complicações indesejadas.

Por isso, é fundamental fazer uma escolha acertada a respeito do modelo certo de telha, evitando, assim, dores de cabeça, ao mesmo tempo garantindo a segurança de todos e a otimização da produção.

Circled Dot

Sobre as telhas metálicas

As telhas metálicas também são de fácil manuseio, transporte e instalação, e proporcionam variados tipos de curvaturas, podendo se adaptar a telhados mais baixos ou íngremes.

A telha do tipo galvalume possui um revestimento superior à galvanizada. Enquanto que esta utiliza apenas zinco em sua composição, a galvalume recebe uma blindagem composta em 55% por alumínio, 46,5% por zinco e 1,5% de silício.

Essa formulação faz com que essa telha seja quatro vezes mais resistente que a galvanizada. Por conta disso, é a escolha ideal para lugares nos quais há muita corrosão atmosférica, uma condição causada pela combinação de umidade, temperatura, chuva, ventos e substâncias poluentes.

Circled Dot

Outros tipos de telha para galpão

As de concreto são geralmente fabricadas a partir de fibras (de papel orgânico ou de vidro) impregnadas com asfalto e grânulos minerais. Têm um custo menor e demandam pouca manutenção, mas são muito pesadas para serem usadas na construção de galpões, e não tem uma boa durabilidade.

Essa nova versão é leve e barata em comparação aos outros modelos existentes, mas o ponto negativo é que absorve calor com facilidade, e por isso deixa os ambientes muito quentes.

Já as telhas autoportantes são as mais indicadas para espaços amplos com grandes vãos, como geralmente é o caso de empreendimentos industriais e prédios comerciais, por exemplo.

As telhas com formato trapezoidal são utilizadas principalmente em coberturas com plano de água reto, configurando boas opções para o telhado de galpões industriais e obras comerciais. São responsáveis pelas coberturas com maior largura útil do mercado, e assim garantem um telhado com menos cortes e emendas.

Circled Dot

O isolamento termoacústico é importante para seu galpão?

É possível investir em telhas termoacústicas, que também são chamadas de telhas sanduíche. São feitas com lâminas de aço e preenchidas com espuma de poliuretano ou poliestireno expandido.

Assim, esse tipo de telha tem condições de oferecer o isolamento térmico e acústico ideal. Por outro lado, também pode representar um custo maior para sua obra, principalmente se tratando de grandes espaços como geralmente são os galpões.