Energia solar: maior cobertura de telhado do mundo

NOTÍCIA

A cobertura de telhados com painéis solares é uma prática cada vez mais comum em casas e indústrias. A geração de energia solar, além de diminuir as contas de eletricidade, possibilitam diversas ações de sustentabilidade dentro de empresas implicadas com questões ambientais.

Um sistema fotovoltaico do tamanho de 18 campos de futebol está em construção em uma fábrica de pneus na Tailândia. A Falken anunciou o projeto recentemente, na maior planta de sua marca em todo o mundo.

A área total que será coberta por painéis solares equivale a 100 mil metros quadrados, abastecendo cada parte do complexo industrial. A fábrica da Sumitomo Rubber Industries (SRI), que pertence a Falken, que está recebendo o sistema fotovoltaico.

Além de ser a maior cobertura de telhado do mundo, será o projeto com maior geração de energia solar do país. Ao todo, 40 mil painéis solares serão combinados para a produção de 22 MW de eletricidade por ano. Apesar da construção do projeto ter começado, ele será concluído apenas em 2025.

Assim, será possível que 100% da eletricidade utilizada diariamente na indústria venha da energia solar. Bem como, será instalado um sistema de cogeração energética movida à gás. Por fim, iniciativas de geração elétrica com biomassa chegarão à província onde a empresa se encontra.

A princípio, o sistema de cogeração a gás vai substituir a energia que vem das concessionárias locais. Nele, estarão instaladas duas caldeiras que poderão gerar quase 7 MW de eletricidade anualmente.

Se tratando de uma grande produtora de borracha para pneus, a sustentabilidade é um assunto essencial para a Falken. Afinal, ela depende da derrubada de árvores para a produção de materiais essenciais. Por isso, esse projeto de energia solar e outras fontes renováveis é muito importante para a cultura desta indústria.