Como instalar energia solar em sua casa?

O constante aumento da conta de luz em consequência do uso das termelétricas tem feito com que investir em energia solar se torne uma alternativa viável, interessante e também uma forma de economizar

Calcule uma média de consumo mensal

O primeiro passo para dar início ao seu projeto fotovoltaico é analisar a conta de luz e o consumo do local onde ele será instalado.

Para isso, tenha em mãos as contas de luz dos últimos doze meses, e nelas procure pelo consumo mensal em kWh.

Através desses dados, faça uma média mensal do consumo de energia, somando todos os valores e dividindo por 12. O resultado é a média de consumo dos últimos doze meses, e servirá como base para desenvolvimento do projeto fotovoltaico.

Escolha o sistema de energia solar que melhor atende às suas necessidades

Há três opções principais possíveis: on grid, off grid e híbrido. Cada tipo possui suas particularidades, de modo que se adéquam a contextos diferentes. A principal diferença entre esses três tipos de sistemas está na forma que armazenam a energia excedente produzida pelos módulos fotovoltaicos.

Para escolher o melhor sistema fotovoltaico para o seu imóvel, lembre-se de levar em consideração a sua própria realidade e avaliar aspectos como as expectativas e limitações que envolvem o projeto.

Uma vez escolhida a opção que melhor pode te atender, será necessário realizar um orçamento para checar tudo o que será necessário para sua instalação, como painéis, controladores e inversores, entre outros itens.

Contrate uma equipe especializada em energia solar

Infraestruturada adequada para receber um sistema de energia fotovoltaica. Também é preciso avaliar se no local há muita incidência de sombras e ventos, como é a circulação de ar e o espaço total da superfície disponível para instalação dos módulos.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Instalar energia solar: como é feito?

Não é indicado que a instalação seja feita por conta do próprio proprietário, pois é fundamental que todo o processo receba o acompanhamento e avaliação de uma equipe especializada no assunto.

Além de ser uma atividade perigosa e que oferece riscos, é necessário obter autorização da distribuidora de energia através do processo de homologação da energia solar, o que só pode ser solicitado por engenheiros e eletrotécnicos.

Além de ser uma atividade perigosa e que oferece riscos, é necessário obter autorização da distribuidora de energia através do processo de homologação da energia solar, o que só pode ser solicitado por engenheiros e eletrotécnicos.

O procedimento padrão para instalação de um sistema fotovoltaico começa com a visita técnica da empresa contratada para realizar o serviço, de modo a formalizar o orçamento.

Em seguida, será elaborado o projeto da instalação das placas solares, que será encaminhado para a distribuidora para realizar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede.

Obtendo a autorização, a equipe fará a instalação do sistema no local mais adequado, evitando o máximo de sombras possível para aproveitar o potencial de incidência dos raios solares.

Depois disso, é feita uma vistoria técnica por parte da distribuidora, para avaliar a instalação e fazer sua homologação, realizando a troca do medidor por um modelo bilateral para compensação de energia.

Partir da luz do sol, sem poluir o planeta e obtendo uma economia considerável nas suas contas de luz.

Como instalar energia solar em sua casa?

ou