Se você pretende aprimorar as estratégias utilizadas pela sua empresa, saber como mensurar os objetivos definidos é essencial.
Isso pode ajudar a identificar áreas que precisam de atenção, alocar recursos de maneira mais eficiente e avaliar se as metas traçadas estão sendo alcançadas. São úteis tanto para a comunicação interna quanto externa, incluindo o diálogo com investidores, acionistas e outras partes interessadas nos negócios da empresa. O uso de métricas e KPIs torna mais fácil a comparação do desempenho de diferentes áreas, funcionários e produtos da empresa.
A métrica é uma medida quantitativa utilizada para avaliar o desempenho de uma determinada ação ou processo.
Com base nos objetivos estabelecidos, escolha as métricas e KPIs que melhor medem o desempenho da sua empresa ou projeto. É importante selecionar apenas aqueles que forem realmente relevantes e sobre os quais você poderá agir para obter melhorias.
É preciso levar em consideração até mesmo as que que se perderam ao longo do funil de vendas, identificando falhas e aproveitando para melhorar o processo de captação e qualificação.