Por que é importante usar métricas e KPIs?

Se você pretende aprimorar as estratégias utilizadas pela sua empresa, saber como mensurar os objetivos definidos é essencial.

Por que é importante usar métricas e KPIs?

Utilizar métricas e KPIs é uma estratégia importante para sua empresa de energia solar, pois permite acompanhar o seu progresso, identificar pontos fortes e fracos e tomar medidas para melhorar.

Isso pode ajudar a identificar áreas que precisam de atenção, alocar recursos de maneira mais eficiente e avaliar se as metas traçadas estão sendo alcançadas. São úteis tanto para a comunicação interna quanto externa, incluindo o diálogo com investidores, acionistas e outras partes interessadas nos negócios da empresa. O uso de métricas e KPIs torna mais fácil a comparação do desempenho de diferentes áreas, funcionários e produtos da empresa.

Qual a diferença entre métrica e KPI?

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A métrica é uma medida quantitativa utilizada para avaliar o desempenho de uma determinada ação ou processo.

Servem para mensurar, monitorar e gerir estratégias. São dados que servem como base para os KPIs, que, por sua vez, indicam o resultado de uma ação (de forma numérica ou percentual) e estão associados às metas de conversão da empresa.

A diferença é que as métricas são a informação em seu estado bruto, enquanto que os KPIs são indicadores escolhidos para analisar o desempenho e os resultados da organização, dando continuidade para as informações obtidas a partir das métricas.

Ambos devem ser mensurados, monitorados e avaliados, uma vez que estão totalmente interligados. É preciso saber suas funções para entender como utilizar esses indicadores em seu negócio e obter sucesso através deles. Saiba mais a seguir.

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Como obter melhores resultados com métricas e KPIs?

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Com base nos objetivos estabelecidos, escolha as métricas e KPIs que melhor medem o desempenho da sua empresa ou projeto. É importante selecionar apenas aqueles que forem realmente relevantes e sobre os quais você poderá agir para obter melhorias.

Prosseguindo com o planejamento para obter melhores resultados utilizando desses recursos, o próximo passo depois de escolher quais indicadores serão usados é definir como os dados serão mensurados e coletados.

Em seguida, é hora de, finalmente, utilizar métrica e KPI para tomar decisões e ajustar a estratégia. Vale lembrar que as métricas e KPIs devem ser relevantes, mensuráveis e alcançáveis.

Principais opções de métrica e KPI para vendas de energia solar

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É preciso levar em consideração até mesmo as que que se perderam ao longo do funil de vendas, identificando falhas e aproveitando para melhorar o processo de captação e qualificação.

Junto à quantidade de oportunidades de negócio geradas, é importante também avaliar a taxa de conversão das vendas. Trata-se de um KPI que mostra, em porcentagem, quantas oportunidades se tornaram clientes em determinado período analisado. Taxa de Conversão = (Nº de Vendas / Nº de Oportunidades) x 100(%)

Outra métrica importante que sua empresa deve acompanhar é a receita total gerada em determinado período, como mensalmente, por exemplo. Pouco adianta o número de vendas e a taxa de conversão serem altas, se a sua receita estiver abaixo do esperado.

A receita é necessária para calcular o ticket médio, KPI que indica o valor médio gasto por cliente ou compra. Ele é importante para entender quantas vendas precisam ser feitas no mês para bater a meta de faturamento. Pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: Ticket Médio = Total da Receita / N° de vendas realizadas

Também vale a pena falar sobre o Custo de Aquisição do Cliente, o CAC. Essa métrica visa revelar quanto custa adquirir um novo cliente para sua empresa, contribuindo para tornar mais estratégicos os investimentos em marketing e vendas. Sua fórmula é a seguinte: CAC = Investimento em Marketing e Vendas (R$) / N° Total de Clientes

O CAC é geralmente avaliado junto com o ticket médio e o Lifetime Value (LTV), métrica que mede quanto um cliente gasta com seus serviços enquanto mantém um contrato com a sua empresa. A fórmula do LTV é essa: LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção dos clientes

Seguindo em frente, outro KPI de vendas muito interessante para sua empresa de energia solar é o Retorno sobre o Investimento, mais conhecido pela sigla ROI. Ele serve para monitorar o retorno em relação à lucratividade. Seu cálculo é o seguinte: ROI = Receita – Custos / Custos

Em “custos", é importante considerar não apenas os investimentos relacionados a marketing e vendas, mas também o pagamento de fornecedores, salários, treinamentos e tudo o mais que for necessário para a manutenção da empresa.

Outra métrica necessária para avaliar o desempenho da sua equipe é o Tempo Médio de Venda, que estima o período necessário para que o time comercial feche um novo negócio. A partir desse indicador, é possível desenvolver estratégias para otimizar o processo e torná-lo mais dinâmico.

Esse material foi útil para você? Esperamos que a diferença entre métrica e KPI tenha ficado clara, e que agora você saiba como utilizar esses indicadores para melhorar os resultados da sua empresa de energia solar.

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